Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012, atualizada às 18h30

Professores realizam assembleia para discutir jornada extraclasse

Andréa Moreira
Repórter
Assembleia Sinpro-JF

A redução da jornada de trabalho entra mais uma vez na pauta de assembleia do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF). Criada em 2008, a Lei nº 11.738 estabelece que um terço da jornada de trabalho deve ser dedicada a atividades extraclasse. "A lei destaca que temos que cumprir 20 horas semanais, sendo que 13h20, em sala de aula. Mas em Juiz de Fora, ficamos 15 horas dentro da sala, o que fere a lei," afirma a coordenadora do Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro-JF), Aparecida de Oliveira Pinto.

Em novembro de 2011, o sindicato entrou com ação para conseguir um mandado de segurança coletivo pelo cumprimento de um terço da jornada de trabalho em atividades extraclasse, mas como o pedido ainda não foi julgado, o Sinpro-JF aconselhou que os professores entrassem com ações individuais. "Estas ações isoladas fizeram com que os resultados ocorressem mais rápido," destaca Aparecida, relatando que até o momento mais de mil ações individuais pela jornada de trabalho reduzida tiveram resultado favorável na primeira e segunda instâncias.

Na assembleia desta quinta-feira, 13 de dezembro, os resultados serão apresentados a todos os professores, como explica Aparecida. "Queremos que eles vejam que a Justiça está a nosso favor e que devemos nos empenhar cada vez mais para conseguir este direito que a lei nos garante."

A assembleia será realizada às 15h30 no Sindicato dos Bancários, localizado na rua Batista de Oliveira, 745, Centro. Devido ao encontro, haverá redução da carga horária. "As aulas do turno da manhã terminam às 9h30. Já as do período da tarde, às 15h30. E as aulas do noturno iniciam-se às 20h. Pois assim, todos os professores podem participar da assembleia," explica Aparecida.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Professores realizam assembleia para discutir jornada extraclasse