Terça-feira, 15 de janeiro de 2013, atualizada às 16h40

UFJF recebe 55,3 mil inscritos no Sisu. Curso de medicina é o segundo mais procurado do país

Nathália Carvalho
Repórter
UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu 55.389 inscritos pelo método do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os 50 cursos participantes do sistema. Conforme balanço divulgado pela instituição nesta terça-feira, 15 de janeiro, a maior nota de corte foi a do curso de medicina, correspondente ao grupo C, com 796,6 pontos. A faculdade também se destacou como a segunda mais concorrida do país. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o curso recebeu inscrições de 12.216 candidatos, para 127 vagas.

Para o coordenador dos programas de graduação da Pró-Reitoria de Graduação da UFJF, Fabiano Leal, a avaliação do número de inscritos reflete uma consolidação da instituição no cenário nacional. "Em uma análise preliminar, percebemos que o alto número de inscrições demonstra a já reconhecida qualidade dos cursos, até mesmo conforme as últimas avaliações positivas do Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes]", diz.

Este ano foi a primeira vez que a UFJF aderiu ao programa oferecendo vagas em todos os cursos, com exceção de música e arquitetura. Foram destinados 70% das vagas para o Sisu e 30% para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Além disso, 50% das vagas são reservadas para o sistema de cotas. "Ano passado, utilizávamos a nota do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] apenas na primeira fase, e já este ano, foi a consolidação do ingresso pelo Sisu. Com isso, acreditamos que o perfil do nosso estudante possa vir a mudar, mas ainda não temos essa medida", explica. Ele lembra que, anteriormente, grande parte dos alunos da Federal eram estudantes da região da Zona da Mata e de algumas cidades do Rio de Janeiro.

Marcas históricas

Ainda de acordo com a divulgação da UFJF, foi informado que, além da maior nota de corte, o grupo C (ampla concorrência) do curso de medicina registrou a maior pontuação de um candidato em todo o processo: 839,70 pontos. Em segundo lugar ficou um estudante de economia do grupo C diurno, com 832,16 pontos; seguido de outro aluno também do grupo C de medicina, com 831,52 pontos.

Além disso, foi registrada a maior relação de concorrência da história dos processos seletivos já realizados pela instituição, com 96,18 candidatos por vaga em medicina. De uma forma geral, este processo seletivo também foi considerado o mais concorrido da universidade, com um total de inscritos três vezes maior que o contabilizado no ano em que a instituição teve o maior número de concorrentes, que foram 17.019 inscritos em 2012.

Balanço do Sisu

Com 1,94 milhão de inscritos, o Sisu ofereceu 129.319 vagas em 3.752 cursos de ensino superior em todo o país para estudantes que participaram do Enem em 2012. Conforme dados divulgados pelo MEC, 44% dos inscritos são cotistas, e o curso mais procurado do Brasil foi o de gestão pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, com 12.221 inscritos para 45 vagas. O mesmo curso foi bastante disputado também no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com 9.014 inscritos para 40 vagas.

No ranking dos dez cursos mais procurados, medicina aparece quatro vezes, sendo a UFJF em primeiro lugar. Já entre as instituições mais procuradas, a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 133.923 inscritos para 6.258 vagas, ficou em primeiro. Em seguida, as federais do Rio de Janeiro (UFRJ), com 115.794 candidatos a 4.745 vagas, e Fluminense (UFF), com 96.247 para 4.789. Entre as dez primeiras, não aparece nenhuma federal de Minas Gerais. Contudo, o Estado é o segundo do país em número de inscrições, cerca de 449 mil, ficando atrás apenas do Rio, com 443 mil.

Matrícula

Conforme divulgado na última sexta-feira, 11 de janeiro, a UFJF estabeleceu o cronograma de matrícula dos aprovados no Sisu, que ocorre nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Cada curso tem um horário delimitado para o procedimento de matrícula e, caso o candidato não compareça no horário correto ou não envie um representante com uma procuração simples, perderá a vaga. Confira o cronograma.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Curso de medicina da UFJF ? o segundo mais procurado do pa?s