Trânsito terá esquema especial para atender aos mais de 13 mil candidatos ao Pism

O planejamento, organizado pela PM, Settra e UFJF, conta com intervenções em vias, pontos de apoio aos candidatos e ônibus extras durante os três dias de prova

Nathália Carvalho
Repórter
17/1/2013
UFJF

Um planejamento especial de segurança e trânsito foi apresentado, durante a manhã desta quinta-feira, 17 de janeiro, para receber os 13.348 candidatos inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que realizarão as provas na cidade entre os dias 20, 21 e 22 de janeiro. Para atender a demanda, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) ampliou o número de coletivos no horário da seleção e vai realizar modificações em vias de acesso. O esquema conta também com o apoio da Polícia Militar (PM), que irá auxiliar no funcionamento do fluxo de veículos.

Além do campus da universidade, que irá abrigar o maior número de candidatos, outras 13 escolas também serão locais de aplicação do programa. Segundo o secretário de transporte, Rodrigo Mata Tortoriello, as intervenções serão necessárias para dar suporte para que as pessoas cheguem até à instituição e aos locais de prova. "Haverá apoio externo nos dois portões de vigilância e ainda um trabalho dentro do campus, para evitar que transtornos dentro do anel viário cheguem até às vias externas", explica. No total, 21 agentes da Settra estarão dispostos em locais estratégicos na UFJF para auxiliar nos trabalhos.

Contudo, uma das principais orientações para evitar o intenso tráfego no momento da prova é que os candidatos cheguem o quanto antes ao lugar. "Pedimos aos estudantes, pais e responsáveis que procurem chegar com mais de uma hora e meia de antecedência", diz o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra. A preocupação maior das autoridades é com o acesso ao campus, que receberá 7.500 estudantes, e com o Colégio de Aplicação João XXIII, onde estarão alocados cerca de 900 inscritos. As provas terão início às 14h.

Intervenções nas vias

Para organizar o trânsito, a Settra informou que, no bairro São Pedro, a avenida Pedro Henrique Krambeck terá sentido único Centro/bairro a partir do trevo Jardim Casablanca. Para entrar no pórtico norte, os motoristas deverão subir por essa avenida e virar na rua Lauro Teles de Mesquita, que terá a mão invertida. Para saírem, deverão pegar a rua José Lourenço Kelmer, que estará operando em sentido único bairro/Centro (ver mapas).

Já nas ruas Virgulino João da Silva e Adolpho Kirchmaier haverá interdição para estacionamento e ambas receberão reforço de policiamento. Os motoristas deverão usar essas vias, a cerca de cem metros da entrada da universidade, para pararem seus carros, aliviando o trânsito dentro do campus. As alterações e o estacionamento serão indicados com faixas. Para quem entrará na universidade pelo pórtico sul (av. Itamar Franco) a chegada será facilitada com o semáforo funcionando de forma intermitente (amarelo) e com os agentes fiscalizando o tráfego.

Para visualizar o mapa completo com as intervenções, clique aqui.

Outra dica para os motoristas é pensar bem antes de escolher qual pórtico da universidade utilizar. Os candidatos alocados nos Institutos de Ciências Humanas (antigo ICH), Ciências Biológicas (ICB), Artes e Design (IAD), Exatas e Faculdades de Letras, Engenharia e de Educação Física, devem entrar pelo bairro São Pedro. Já os que irão fazer prova nas Faculdades de Odontologia, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Educação, Economia, Administração, Comunicação, Serviço Social, Direito e no ICH novo, devem utilizar a avenida Itamar Franco (antiga avenida Independência). Dessa forma, eles evita-se a volta no anel viário.

Balcões de informação

Para tirar dúvidas de estudantes e pais, a UFJF disponibiliza balcões de informação em determinados locais e horários. Confira no quadro abaixo.

Banner

Ônibus

De acordo com Tortoriello, a Settra disponibilizará 53 veículos para atender os três dias do Pism. Desse número, 28 são carros extras que estarão circulando no horário entre 11h30 e 13h, número 15% superior ao disponibilizado no ano passado. "Pedimos aos candidatos que utilizem o transporte público, porque ele comporta um maior número de pessoas e evita o tráfego intenso. Para aqueles que optem pelo carro, sugerimos que se utilizem da carona solidária, chamando dois ou três colegas para irem juntos ao local."

Além disso, ele lembra que os ônibus não subirão até as plataformas da Engenharia, da Odontologia e do novo Instituto de Ciências Humanas (ICH) após as 13h, mas os carros de passeio ficam liberados. Isso porque, de acordo com o planejamento da Settra e da Copese, a partir desse horário os ônibus poderão ficar retidos, e assim não conseguirão retornar até ao Centro em tempo hábil para pegarem os últimos candidatos nos pontos. Confira os horários de ônibus no quadro abaixo.

Banner

Segurança da PM

De acordo com o assessor de comunicação do 27º Batalhão da Polícia Militar, capitão Jean Michel, uma base comunitária móvel da Polícia Militar (PM) estará no campus, na praça cívica, entre sábado, 19, e terça, 22, das 13h às 20h. O objetivo é orientar a população e também auxiliar no caso de registro de ocorrências. Além disso, as unidades do bairro São Pedro, localizada na avenida Presidente Costa e Silva, 1533, e do Centro, na Praça da Estação e no Santa Cruz Shopping, estarão reforçadas para os que precisarem de qualquer atendimento.

"Lembramos também que, nesses locais, poderão ser realizados boletins de ocorrências, que ficam prontos na hora. Eles auxiliam os candidatos que perderem seus documentos, para que consigam realizar as provas", diz. A PM estará atuando principalmente nas escolas da cidade, que receberão as provas e na descida da universidade em direção ao Shopping Independência. Isso porque muitos participantes se dirigem a esse centro comercial a pé, exigindo maior patrulhamento no local.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Tr?nsito ter? esquema especial para atender os candidatos ao Pism