Terça-feira, 22 de janeiro de 2013, atualizada às 19h

Chega ao fim a maratona de provas do Pism da UFJF

Cintia Charlene
*Colaboração
alunos fazenoo prova

Depois de três dias de provas, terminou nesta terça-feira, 22 de janeiro, a maratona do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os estudantes dos módulos I e II responderam às provas de Literaturas, Física, Biologia e História. Enquanto os alunos do módulo III, da área de Economia e Administração e de Ciências Humanas responderam aos conteúdos de Geografia e História, e os dos cursos de Exatas e Saúde, às disciplinas de Física e Química.

As provas de Literaturas e Matemática realizadas na última segunda-feira, 21, pelo módulo III do Pism, apresentaram problemas segundo a direção do curso pré-vestibular Cave, que entrou com recurso, nesta terça-feira, contestando algumas questões. Na disciplina de matemática, a reclamação recai sobre a questão 4,  por incorreção no gabarito. Já o conteúdo proposto na prova de Literaturas, não estaria de acordo com o previsto no edital, exigindo dos candidatos outros autores.

As provas do Pism foram realizadas em cinco cidades: Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Muriaé e Volta Redonda, contando com a presença de 13. 437 estudantes. Foram disponibilizadas 1.476 vagas, delas, 1.227 para o campus em Juiz de Fora e 249 para Governador Valadares. O curso de Medicina está entre os mais concorridos, sendo que para o Grupo C, a relação candidato vaga é de 9,15.

Segundo informações divulgadas pela UFJF, o número de participantes que deixaram de fazer as provas neste ano foi maior que no ano passado, sendo registrados 1.190 faltosos, ou seja, 8,13% do total de inscritos. No módulo I, foram 7,32%; no II, 4,97% e no III, 16,12%. Em relação ao ano passado, foram  12,6% no I, 6,6% no II e 4,8% no III. Além disso, foram excluídos do processo, nove estudantes que portavam aparelho celular, artigo proibido pelo edital.

Recursos

Em relação aos recursos apresentados no primeiro e segundo dias de prova, não houve nenhuma alteração no gabarito divulgado pela instituição. Quem quiser pedir recurso para as provas desta terça-feira, deve fazê-lo na quarta-feira, 23, de 9h às 18h, no prédio da reitoria no campus da UFJF. Para estudantes com idade inferior a 16 anos, é necessária a presença dos representantes legais ou procuradores. Em relação aos candidatos que não residem na cidade, a solicitação pode ser mediante fax pelos telefones (32)2102- 3755 ou 2102- 3979, sendo de sua responsabilidade a confirmação e legibilidade do documento.

Resultado

As notas do módulo III serão divulgadas no dia 25 de fevereiro. Lembrando que cada módulo tem peso diferente, o módulo I tem peso 2, o II peso 3 e o III peso 5. O resultado final com a lista dos aprovados sai no dia 4 de março. Em relação aos resultados dos módulos I e II, o resultado sai no dia 1º de abril.

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Chega ao fim a maratona de provas do Pism da UFJF