Encontro discute implantação do N?cleo de Estudos Afro-Brasileiros

Por


Padre Jaime completa 60 anos de sacerd?cio Ele ? o ?ltimo padre holand?s da prov?ncia, que foi fundada pelos pioneiros holandeses. Comemora??o vai acontecer na Igreja da Gl?ria

Renata Solano
Colabora??o*
17/09/2007

Completar 60 anos de vida j? ? um grande passo, imagine completar 60 anos de profiss?o? Padre Jaime Snoek (foto ao lado) vai comemorar seis d?cadas de sacerd?cio. O holand?s est?, no Brasil, desde 1945. Segundo o Superior Provincial dos redentoristas dos estados de Minas Gerais, Esp?rito Santo e Rio de Janeiro, padre Vicente de Paula Ferreira, Jaime ? o ?ltimo padre holand?s da prov?ncia, que foi fundada pelos pioneiros holandeses.

Rec?m chegado de Roma, o sacerdote se inspirou nos exemplos de l? para conseguir recursos holandeses para comprar o pr?dio da Assist?ncia Social Nossa Senhora da Gl?ria. Mais conhecida como ambulat?rio, a Assist?ncia presta servi?os ? comunidade h? mais de 50 anos. Oferece assist?ncia m?dica, social, odontol?gica e psicol?gica.

Padre Jaime "? considerado destaque na ?rea de teologia da moral e na escuta, pois sempre atendeu muita gente", diz Padre Vicente.

Ele se destaca tamb?m por ter sido, durante mais de 20 anos, organizador da biblioteca redentorista que conta com 55 mil volumes de livros e ? aberta ao p?blico.

O holand?s ? tamb?m professor aposentado de Universidade Federal de Juiz de Fora, co-fundador da Faculdade de Servi?o Social na UFJF e sempre esteve ligado ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos, em Juiz de Fora.

Recebeu o t?tulo de cidad?o benem?rito da cidade em 2006. Mas, segundo Padre Carlos Viol "ele ? muito humilde, sempre foi o mais procurado para escutar as pessoas porque ? ?timo em ?tica e em dar conselhos".

A comemora??o dos 60 anos de padre acontece, nesta segunda-feira, 17 de setembro, ?s 19h, na Igreja da Gl?ria.

Deixe sua mensagem para o padre Jaime, vamos public?-la aqui

Que o Senhor lhe ab?n?e e guarde (NR-6,24). Continue a nos mover para que o mundo seja melhor com seus testemunhos de vida e a??o. PAZ E BEM!

Sirlei Aparecida - PRQ - N. Senhora de F?tima- Pe. Almir



Acompanho, embora meio de longe, a trajet?ria deste homem ?ntegro e suas id?ias arejadas e firmes a respeito de tantos assuntos de fundamental import?ncia para qualquer ser humano. Na minha adolesc?ncia pensei em ser padre e um dos meus inspiradores foi o Padre Jaime, por tudo que ouvia falar dele, suas posi?es diante de temas como pol?tica, amor, igreja, etc. Parabens pelos 60 anos de sacerd?cio. Precisamos de pessoas como o senhor.

Marcos Marinho, ator e diretor teatral, Espa?o Mezcla

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com