Diego Alves Diego Alves 21/5/2012

Ofuscado por outras competições, Brasileirão começa morno

FutebolEntre quartas de final de Taça Libertadores e Copa do Brasil, teve início o Campeonato Brasileiro, principal atração do calendário do futebol nacional. Como tem acontecido nos últimos anos, vários clubes, com as atenções divididas, demoram a entrar, de fato, no Brasileirão. Resultado: jogos "chochos" e poucos torcedores nas primeiras rodadas.

No duelo de favoritos ao título, Fluminense e Corinthians levaram a campo times reservas, já pensando nos compromissos no meio de semana, pela competição continental. O público até que foi bom (cerca de 14 mil presentes), mas esse deveria ser o principal jogo da rodada. Melhor pro Flu, que já larga na frente, vencendo um confronto direto.

Outro postulante ao título, o Santos, também foi recheado de suplentes. O jogo contra o campeão baiano, debaixo de muita chuva em Pituaçu, foi fraco. Caso o Vélez não despache o Peixe, demoraremos a ver Neymar, Ganso e companhia por aqui. Aliás, o alvinegro praiano que tem encantado nos dois últimos anos, ainda não conseguiu disputar o título nacional nesse período.

Entre os candidatos do "segundo escalão", Vasco e Inter se deram bem. O Colorado aposta todas as fichas no Brasileiro. Tem um ótimo time do meio-campo para a frente, mas deixou a desejar no setor defensivo nesse primeiro semestre. Já o São Paulo, com os titulares, levou uma virada fulminante no melhor jogo da rodada. O Tricolor dominou o primeiro tempo e poderia ter aberto maior vantagem. Na segunda etapa Leão mexeu mal, Oswaldo sacudiu o Fogão e Herrera queimou a língua de muita gente (inclusive a deste que vos escreve).

Por fim, falemos dos times mineiros. Cruzeiro e Atlético já deixaram a desejar na Copa do Brasil e podem ser meros coadjuvantes no Brasileirão. Celso Roth ganhou reforços de sua confiança e ainda precisa de algum tempo para tentar arrumar a casa. Vai ter que melhorar muito! O Galo também necessita de uma encorpada no elenco. A diretoria anunciou o atacante Jô, ex-Inter, e continua sonhando com Forlán e Orion. Quando acordar, pode ser tarde.

Além do início discreto, o Brasileirão ainda deve sofrer com as datas FIFA, com as Olimpíadas e com a janela europeia de transferências. Os clubes que hoje são apontados como favoritos, a partir de agosto podem já não ser mais. É uma pena que um campeonato tão forte e tão disputado passe por esses problemas, ocasionados pela inoperância dos gestores do nosso futebol. Isso me faz lembrar dos amigos e ótimos jornalistas, Felipe Pedroza e Yuri Duarte, fervorosos defensores da adequação do calendário do futebol brasileiro ao do futebol europeu. Eles têm toda a razão!

Abraço a todos e até semana que vem!



Diego Alves tem 25 anos e é amante do futebol. É jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduando em jornalismo esportivo. Hoje é comentarista do programa Na Área, da Rádio Universitária FM, também de Viçosa.

ACESSA.com - Ofuscado por outras competi?es, Brasileir?o come?a morno