UFJF anuncia criação de novos cursos e abertura de 250 novas vagas

Novas modalidades terão entrada já no primeiro semestre de 2014

Eduardo Maia e Lucas Soares
Repórteres
11/11/2013
UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro, a criação de três novos cursos de graduação e uma nova modalidade para o curso de Bacharelado em Música. Com entrada prevista para o primeiro semestre de 2014, os cursos são Medicina Veterinária, Licenciatura em Música e Licenciatura em Letras/Libras. No curso de Música, a nova modalidade é Composição.

O curso de Medicina Veterinária trará também um hospital para animais de grande porte, que será construído às margens da MG-353, entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco, no terreno de 1,3 milhão de metros quadrados da Embrapa. "Temos um contrato com a Embrapa de 20 anos, em que cedemos um terreno de 80 mil m² na nossa sede e, em troca, eles nos deram esse que será utilizado na construção do hospital. A obra ficará pronta em dois anos, justamente quando os novos alunos estiverem no momento de terem as aulas práticas. Garanto que este será o melhor Hospital Veterinário do Brasil", afirma o reitor Henrique Duque.

Para suprir a demanda de contratação de novos técnicos administrativos e professores para os novos cursos, concursos públicos serão realizados em breve. O primeiro terá o edital e a inscrição divulgados em janeiro do próximo ano. Com a criação dos novos cursos, 83 novos professores serão contratados e outros 55 técnicos também farão parte do quadro de funcionários da UFJF.

Governador Valadares

Além disso, também serão abertas novas vagas para o curso de Educação Física no campus de Governador Valadares, com duas entradas para 40 alunos em cada semestre letivo. O coordenador da Faculdade de Educação Física (Faefid), Maurício Bara, diz que o curso atende uma demanda da região. "Governador Valadares já solicita a presença da Educação Física no campus há algum tempo. A estrutura do curso lá será desenvolvida muito rápida em relação ao que foi em Juiz de Fora. Vamos lidar com a falta de professores no leste de Minas", confirma.

Ao todo, as novas oportunidades somam um total de 250 novas vagas oferecidas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Pism

Em função da oferta das novas vagas, as inscrições para o Pism foram prorrogadas até As 14h do dia 20 de novembro. A medida visa permitir que os candidatos possam optar por um dos cursos que serão implantados no próximo ano. Quem já se inscreveu no processo poderá mudar a escolha.

Atualizada às 17h10

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.