UFJF abre curso de Audiodescrição inédito no Brasil
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu 50 vagas para o curso de especialização em Audiodescrição, que é inédito no Brasil. A Audiodescrição permite que a pessoa com deficiência visual possa compreender filmes, peças de teatro e programas de televisão e outros produtos audiovisuais, espetáculos e eventos de forma semelhante a quem enxerga. Por meio de descrições claras e objetivas ocorridas simultaneamente à obra, a pessoa com deficiência visual pode criar imagens mentais, o que leva a uma melhor compreensão da obra.
- Juiz de Fora tem mais de 50 novas oportunidades nesta terça-feira
- Prefeitura de Angelândia abre 48 vagas em diversas áreas
- Juiz de Fora tem 42 novas vagas de emprego
Inscrições
A especialização será oferecida na modalidade semipresencial pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime) da (UFJF) em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas divididas por regiões: 16 para o Sudeste, oito para o Sul, oito para o Nordeste, sete para o Centro-Oeste e seis para o Norte. As demais vagas vão ser divididas entre a UFJF e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Os interessados têm até as 18h do dia 10 de dezembro para fazer a inscrição, que ocorre em duas etapas. Na primeira, o candidato deve acessar o site e clicar no banner do curso. Na sequência, preencher a ficha de inscrição, o currículo online e elaborar carta de intenção. A segunda etapa consiste no envio dos documentos previstos no edital (também disponível no site) para o Ngime por Sedex. Serão dois os critérios utilizados para a seleção dos alunos: análise da documentação (100 pontos) e da carta de intenção (50 pontos).
O curso é destinado a professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, mas preferencialmente a pessoas com graduação nos seguintes cursos: Tradução, Letras, Rádio e TV, Comunicação, Jornalismo, Cinema, Locução, Dublagem e Artes Cênicas, visando à formação de profissionais em nível de especialização para atuarem como audiodescritores roteiristas, narradores e consultores e/ou formadores de audiodescritores.
Endereço para o envio dos documentos
Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Educação Física e Desportos
Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância
Curso: Especialização em Audiodescrição
Rua José Lourenço Kelmer, s/n
Campus Universitário
Bairro São Pedro
CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
Com informações da UFJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!