Quinta-feira, 13 de março de 2014, atualizada às 17h20

Começam as inscrições para a 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Começam inscrições para a 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Está aberto o período de inscrições para a quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, com o tema Escrevendo o Futuro – O Lugar onde Vivo. O evento é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação (SE) e tem como intuito incentivar a formação e a prática didática de professores de Língua Portuguesa, a fim de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino. A prova é dedicada aos estudantes a partir do quinto ano do ensino fundamental.

Quatro gêneros literários serão abordados no evento. Os alunos dos quinto e sexto anos irão escrever poesia; sétimo e oitavo anos, textos no gênero memória e os do nono ano redigirão uma crônica.

O diferencial da olimpíada neste ano será a disponibilização, para os professores, de jogos virtuais que vão apoiar as atividades na sala de aula. Além dos jogos, todas as instituições de ensino participantes vão receber uma revista, intitulada Na ponta do lápis, com encarte de um CD dos cadernos virtuais, que são recursos didáticos que ajudam os professores a desenvolver o estudo da disciplina.

Professores do quinto e sexto ano do ensino fundamental, por exemplo, que vão desenvolver a poesia com os estudantes, poderão ter um jogo com poemas onde são "penduradas" palavras que rimam. Se o poema criado rima, mas o texto perde sentido, o aluno perde ponto; se, ao contrário, rima e ganha sentido, o estudante ganha ponto. A Olimpíada de Língua Portuguesa vai premiar os 152 estudantes finalistas e seus professores com tablets, medalhas e obras literárias; e 20 escolas com laboratório de informática, data show e telão.

Com informações da PJF

ACESSA.com - Come?am as inscri?es para a 4? Olimp?ada de L?ngua Portuguesa