Escolha uma postura alinhada ?s incertezas do mercado sinalizadas para 2009

Por

Elizabeth Soares 10/2/2009

Escolha uma postura alinhada ?s incertezas do mercado sinalizadas para 2009

Todos aqueles que est?o atentos aos efeitos gerados pela crise econ?mica mundial j? sabem que 2009 ser? um ano incerto e de baixo crescimento. Os Estados Unidos se preparam para a pior taxa de desemprego dos ?ltimos 50 anos. Estamos em tempos de "p? no freio". Sendo assim, todo profissional, mais do que nunca, deve estar consciente de que o sonho chamado seguran?a n?o existe e de que ? imprescind?vel estar alinhado com o momento atual das empresas, sejam elas empregadores, fornecedores, parceiros, patrocinadores etc. Segundo pesquisa realizada pelo Banco Central, a taxa de desemprego no Brasil deve atingir o percentual m?dio de 9%. Portanto, cautela ? a palavra-chave que deve nortear o comportamento profissional ao longo deste ano.

Saiba que mesmo com a crise, os profissionais considerados acima da m?dia, isto ?, os denominados high potencials, devem ser mais valorizados dentro das organiza?es, pois em tempos dif?ceis, naturalmente, eles tendem a se sobressair mais. Enquanto a grande maioria adota postura de queixas, des?nimo e intrigas, eles s?o vistos como aqueles que mant?m o foco, trabalham muito e trazem mais resultados.

Seguem abaixo algumas posturas que s?o desejadas pelas empresas e que voc? pode se dedicar a pratic?-las:

  • Mantenha o foco no momento presente: procure n?o dispersar com coment?rios e expectativas sobre o que estar por vir. Sofrer por antecipa??o s? o deixar? ansioso. Lembre-se que tudo o que voc? vive sempre traz algum benef?cio e aprendizado.
  • Seja coerente: controle-se para n?o falar e conversar apenas por ansiedade. Avalie antes de soltar qualquer coment?rio para ver se a sua fala vai contribuir com a discuss?o e se o momento ? oportuno.
  • Esteja disposto a abrir m?o: muitas empresas ser?o obrigadas a revisar seu plano de benef?cios e remunera??o. Demonstre seriedade diante da frustra??o de um benef?cio cortado ou reduzido. A pior postura ? assumir o papel de v?tima e ficar se lastimando ou fazendo piadinhas que depreciem as a?es implantadas.

Lembre-se de que o momento atual exigir? mais foco do que nunca. Por mais que voc? se esforce e seja competente, sua postura deve demonstrar o seu valor. Isto ? o que chamamos de alinhar o seu prop?sito ? sua pr?tica. H? cada vez menos espa?o no mercado de trabalho para os profissionais despreparados. A quest?o pode estar no que voc? busca: somente um bom emprego ou a oportunidade de desenvolver-se continuamente?


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com