Sexta-feira, 12 de setembro de 2014, atualizada às 11h30

Inscrições abertas para cursos de Música e Arquitetura da UFJF

Já estão abertas as inscrições para os cursos de Música e Arquitetura na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os interessados têm até às 14h do 17 de outubro para se inscrever no Vestibular 2015 para realização das provas de habilidades específicas de cada área, mas mesmo assim ainda devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o curso de Música são disponibilizadas 48 vagas – 20 para o bacharelado e 28 para licenciatura – e para Arquitetura e Urbanismo 56, sendo 28 para cada semestre.

As inscrições só podem ser feitas pela internet e deve ser feito o pagamento de uma taxa de R$ 40, obrigatoriamente, no Banco do Brasil. Tanto as provas de Arquitetura quanto as de Música acontecerão em 23 de novembro, às 8h, no Colégio de Aplicação João XXIII.

Desde 2012, a UFJF extinguiu o modelo de vestibular de quase todos os seus cursos. Hoje, a forma de ingresso se dá prioritariamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Entretanto, para cursar Música ou Arquitetura, os candidatos precisam ter conhecimento além das questões relativas ao Enem e, por conta disso, fazem a prova de habilidade específica.

O vestibular, então, acontecerá em duas etapas: a prova de habilidade específica, e o Enem, que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O teste específico da UFJF tem o objetivo de identificar se o candidato é ou não apto a estudar o curso escolhido. Já a classificação será por meio das notas do Enem.

Das 104 vagas disponíveis no vestibular 2015 (Música e Arquitetura e Urbanismo), 50% delas são reservadas para os candidatos que estudaram o ensino médio em escolas públicas. Ou seja, das 20 vagas do Bacharelado em Música, por exemplo, dez são disputadas em ampla concorrência e as outras dez divididas em quatro categorias de cotas. Os candidatos que desejam concorrer a estas vagas deverão declarar essa opção no requerimento da inscrição. A divisão dos grupos e outras informações relativas a reserva de vagas também estão especificadas no edital Vestibular 2015.

Com informações da UFJF.

ACESSA.com - Inscri?es abertas para cursos de M?sica e Arquitetura da UFJF