Estudantes se preparam para vestibulares de meio de ano

Por

Estudantes se preparam para vestibulares de meio de ano Alguns fogem da concorr?ncia das federais, outros
querem ganhar ainda mais experi?ncia

Guilherme Oliveira
Colabora??o
26/06/2007

Candidato ao curso de Medicina, Eder Grossi (foto ao lado), de 19 anos, ? um dos muitos vestibulandos que v?o tentar provas de meio de ano. Concorr?ncia, cotas ou mesmo adquirir experi?ncia s?o alguns dos motivos adotados por esses alunos, que, mesmo sem terem visto todo o cronograma dos Cursos pr? vestibulares, tentam ingressar de uma vez no curso pretendido, seja em faculdades particulares ou em federais, como Vi?osa e Ouro Preto, que realizam prova nessa ?poca do ano.

"Vou tentar particular, porque a concorr?ncia na Federal est? muito acentuada. N?o concordo com as cotas e o que me resta ? tentar particular. Medicina ? um curso que demora seis anos, ainda tem a resid?ncia e at? entrar no mercado ? muito tempo", diz Eder, preocupado.

Geralmente, os cursos pr?-vestibulares adotam o cronograma baseado nos vestibulares de final de ano e os alunos que v?o tentar as provas, agora, s? viram parte da mat?ria. O coordenador e professor de um curso pr?-vestibular da cidade, Marcelo Bonoto, minimiza essa quest?o, segundo ele, at? o meio do ano os vestibulandos j? estudaram grande parte do programa.

"Esses alunos j? fizeram o n?vel m?dio, eles t?m a no??o do que cai no vestibular, por isso n?o ? um problema t?o grande. At? o meio do ano, 80% da mat?ria j? foi dada. Eles devem pegar esses 20% e estudar paralelamente ao que vem estudando", d? a dica.

Um vestibular para adquirir experi?ncia

Se para alguns, o caminho das faculdades particulares tem sido o caminho mais curto e f?cil para ingressarem no curso pretendido, para outros a prova do meio de ano serve apenas como uma prepara??o.

A aluna J?ssica Carlis, 17 anos, vai enfrentar pela primeira vez uma prova de vestibular. Tamb?m candidata ao curso de Medicina, ela vai tentar a prova da Universidade Federal de Ouro Preto, que tem uma concorr?ncia acirrada, 211 candidatos/vaga.

"Vou fazer para adquirir uma experi?ncia maior para a prova da UFJF no final do ano. Estou estudando por fora para conseguir a mat?ria toda. Se eu n?o passar n?o vai ter decep??o", conta empolgada.

Literatura, a maior dificuldade

De todas as mat?ias, literatura ? a que mais preocupa alunos e professores. Isso porque cada faculdade particular ou federal adota livros diferentes para as provas. "A pr?pria Universidade de Vi?osa trabalha com obras diferentes nos seus dois vestibulares", diz Marcelo. Segundo a professora de Literatura, Maria Lana um aluno chega a ler 20 livros durante o ano e para quem vai tentar particular, ela d? uma dica. "Essas escolas trabalham mais com estilos de ?poca, ent?o ? mais f?cil. Estudar romantismo, modernismo al?m de ter uma boa reda??o s?o fundamentais.


*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF