Quarta-feira, 13 de maio de 2015, atualizada às 12h06

Professores da UFJF e do IF Sudeste aprovam paralisação nacional nesta quinta

Em uma assembléia, realizada na tarde da última da última terça-feira, 12 de maio, com 99 docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), foi aprovado que os professores das instituições federais vão aderir à paralisação nacional proposta pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) nesta quinta, 14. Além disto, os docentes também aprovaram um indicativo de greve, com início entre os dias 25 e 29 de maio. 

De acordo com o presidente Associação dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF), Joacir Melo, o indicativo não quer dizer que haverá uma greve. "Foi aprovada uma paralisação de todos os servidores federais para amanhã, mas aprovar o indicativo não significa que vamos entrar de greve. Ele vai passar, neste final de semana, por uma reunião em Brasília e as outras instituições federais vão avaliar, junto com o sindicato nacional, para a construção da greve. Isso é fundamental, porque as greves não são isoladas de uma única universidade, e sim, têm o caráter de greves nacionais. Na semana que vem, vamos ter uma avaliação deste quadro nacional", explica.

Nesta quinta, os professores vão realizar um ato público no portão norte da UFJF em defesa dos planos de carreira, melhores salários, direitos de aposentadoria e contra os cortes nas verbas de educação e as terceirizações nas universidades federais.

ACESSA.com - Professores da UFJF e do IF Sudeste aprovam paralisa??o nacional nesta quinta