Pedala Parreira!

Ricardo Corr?a Ricardo Corr?a 19/06/06

O torcedor

? um crime. N?o consigo ser menos duro e nem achar outra palavra para definir o que significa, para mim, a decis?o de Parreira em manter Robinho no banco de reservas nessa Copa do Mundo. J? temos que sofrer com o fato de que Copa s? acontece de quatro em quatro anos. J? temos que sofrer com o fato de que os ?dolos nascem e morrem, muitas vezes, antes que esse ciclo se complete. E a? quando aparece um que est? na fase certa, na hora certa, Parreira n?o quer coloc?-lo no lugar certo?

Oras, Parreira. Vou ser bastante torcedor agora e nada comentarista esportivo. Fa?a-me o favor. Voc? ? o nosso representante. S? est? a? porque n?o ? poss?vel que todos n?s ocupemos o espa?o. Ent?o escolhemos voc?, que tem mais experi?ncia e entende mais de futebol. Tudo bem. Voc? pode entender mais que eu, pode entender mais que meu pai, meus amigos. Enfim. No mano a mano voc? ganha de todos n?s. Mas contra todos voc? perde. Contra 90% da torcida brasileira, junta, n?o tem como eu achar que voc? ? mais inteligente. E nem voc? pode ser arrogante e prepotente para achar isso.

O pa?s inteiro acha que Robinho deve ser titular. Ali?s, o pa?s inteiro n?o. Mas muito mais da metade. Ent?o n?o teime. A ?ltima vez que isso aconteceu voc? cedeu no ?ltimo minuto. Com o Rom?rio em 1994. Se tivesse sido teimoso, chato e prepotente, talvez nem sequer tivesse ido ?quela Copa do Mundo. Foi o povo, ao gritar no seu ouvido, que lhe deu um t?tulo mundial. Ent?o, por favor, ou?a o que estamos lhe dizendo mais uma vez: tire quem tirar, coloque o Robinho no time!

O comentarista

Agora vamos analisar friamente para saber se as coisas fazem sentido. Na ?ltima coluna eu disse que achava muito dif?cil que o "Quadrado M?gico" fosse funcionar. Apostava muito mais no "Losango M?gico", que s? vimos em a??o nos 20 minutos finais da partida contra a Austr?lia, que garantiu a classifica??o. Disse que at? poderia mudar de id?ia, mas que achava muito dif?cil que esse jogo fosse capaz disso.

Realmente n?o foi. Nem teria como fazer, afinal mais uma vez o losango funcionou melhor do que o quadrado. Com Adriano, e depois com Fred. Mas com apenas um jogador na frente. Com Robinho de um lado, Kak? do outro, Ronaldinho mais atr?s. ? assim que funciona. J? ficou claro na Copa das Confedera?es e nos poucos minutos que se permitiu isso na Copa do Mundo.

Pensemos no que Parreira vai fazer. Dificilmente vai tirar o Adriano, que fez o gol na partida contra a Austr?lia, embora tenha ficado apagado a maior parte do jogo. Se contra o Jap?o ele j? confirmou que Ronaldo fica, ? complicado que ele pense mesmo em colocar Robinho. E Ronaldo, como eu dizia antes do jogo, at? melhorou. Afinal, n?o tinha como n?o melhorar. Ronaldinho Ga?cho, que est? jogando uma bola bem menor do que sua fama, obviamente ningu?m ser? louco de tirar. Eu tamb?m n?o tiraria. Ent?o fica um pouco dif?cil acreditar nas tais mudan?as que Parreira admitiu fazer.

Tirar Z? Roberto e colocar Juninho Pernambucano? ? uma op??o que os mais ousados queriam muito. Mas definitivamente ele n?o vai fazer. Todo mundo conhece o estilo de jogo de Parreira. E Z? Roberto ainda foi eleito o melhor em campo na partida contra a Austr?lia. Esque?am isso.

A nossa sorte ? que o jogo contra o Jap?o n?o vale praticamente nada. Ent?o pode servir para experimentar, ou chegar ? conclus?o de que, do jeito que est?, n?o d?. Embora, mesmo nesse ritmo, o Brasil tenha tudo para ir passando fase a fase. ? que n?s sempre queremos mais...

Festa aumentou

Como eu disse na coluna ap?s o primeiro jogo, a vit?ria por 1 a 0 havia sido suficiente para uma comemora??o merecida por?m t?mida, afinal todos tinham que trabalhar no dia seguinte. Igualmente ontem, mas os 2 a 0 j? faziam mais sentido, afinal o jogo terminou ?s 15h, e ainda havia o domingo todo para comemorar. A festa no Alto dos Passos foi at? ? noite e, com o pr?ximo jogo na quinta-feira, bem que poderia sair uma goleada para comemorar at? domingo dessa vez. Mas a pergunta que fica ? sobre o jogo das oitavas-de-final. Acontece meio dia. Termina ?s 14h. Algu?m vai conseguir trabalhar depois desse hor?rio? Ou o expediente vai encerrar ?s 11h30 no Brasil?