Segunda-feira, 20 de setembro de 2010, atualizada às 13h30

Humor solidário leva público a troco de leite para teatro

Pablo Cordeiro
Repórter

Durante quatro dias, 26 de setembro, 5, 6 e 7 de outubro, o Projeto Humor Solidário irá arrecadar caixas de leite para serem doadas a escolas do município. A iniciativa da ação é do ator e diretor Cláudio Ramos, que irá apresentar três peças de sua autoria em quatro espetáculos (confira a programação abaixo). Os ingressos irão custar R$ 5 e uma caixa de leite. As apresentações serão no Teatro Pró-Música e a ação faz parte do Projeto Amigos da Escola da Rede Globo.

Há 23 anos nos palcos, Ramos ressalta que o sucesso de público e a permanência de suas peças em cartaz é o motor para que ações dessa natureza sejam possíveis. "Essa é minha forma de agradecer. O artista tem a capacidade de atrair esse tipo de campanha. Este ano, por exemplo, em Juiz de Fora, na campanha de popularização do teatro e no Dia Internacional Da Mulher, tivemos lotação esgotada. Queremos aproveitar esse público para a iniciativa."

Ramos espera arrecadar cerca de 1.500 caixas de leite. Os ingressos já estão sendo vendidos no balcão do próprio teatro. Em Divinópolis (MG), Ramos já realizou campanhas semelhantes e arrecadou 900 litros de leite e 1.200 cadernos brochurão.

Lugar de mulher... é no teatro

Com a peça Lugar de Mulher... Uma Sátira ao Machismo, espetáculo que atingiu a marca de mais de mil apresentações nos 12 anos de exibição, Ramos espera casa cheia pela identificação que as pessoas têm com as personagens trabalhadas. O monólogo reúne em cena donas de casa às voltas com o machismo de seus maridos. 

"As personagens são colocadas no palco de uma maneira muito verdadeira. Elas esbarram no cotidiano de cada pessoa. O humor é colocado de uma maneira sutil, sem grosserias e apelações", destaca. Segundo o artista, uma das funções da peça é justamente essa, sensibilizar pessoas que riem e não sabem que estão rindo delas mesmas. "Humor com conteúdo", enfatiza.

Programação

Lugar de Mulher...Uma Sátira ao Machismo - 26 de setembro, 19h.

Rapidinhas - 5 e 6 de outubro, 19h30

Minha Sogra é Um Pitbull - 7 de outubro, 19h30

Os textos são revisados por Thaísa Hosken