Quinta-feira, 16 de maio de 2019, atualizada às 16h48

Inscrições abertas para curso sobre produção de cerveja artesanal em Juiz de Fora

Da redação

Estão abertas as inscrições para o curso Produção de cerveja artesanal: entendendo na prática a brassagem, fermentação, maturação e envase. O curso faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Ciro Vale e será ministrado no Campus Juiz de Fora entre os dias 6 de junho e 29 de agosto.

As aulas serão ministradas na sala D - 105, todas as quintas-feiras a partir das 20h10, além de uma aula especial no sábado, dia 15 de junho, às 8h. Os encontros terão em média uma hora de duração, com exceção da primeira aula prática, que durará cerca de quatro horas. Ao final do curso, tendo 75% da frequência nas aulas, o participante receberá um certificado.

Podem participar componentes tanto da comunidade interna quanto da externa que tenham no mínimo 18 anos. O projeto oferece 30 vagas e as inscrições podem ser feitas na Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (DERC), no Centro Administrativo, na Rua Bernardo Mascarenhas, 1283, bairro Fábrica. Os interessados devem levar cópias da carteira de identidade e do CPF.

O curso conta com uma discussão sobre o crescente mercado cervejeiro, mostrando a atual situação e as tendências, além das aulas detalhadas sobre as diversas etapas da produção cervejeira, desde a escolha dos equipamentos, insumos e matérias primas, até a elaboração do rótulo e estratégias de marketing.

Nas aulas práticas, o aluno aprenderá a produzir sua própria cerveja, de maneira detalhada para todas as etapas, o que não acontece em outros cursos, que abordam somente a primeira etapa (brassagem). Serão utilizadas matérias primas de fácil disponibilidade e materiais caseiros e, ao final do curso, haverá ainda a degustação da cerveja produzida.

O curso é ministrado pelo professor João Vitor Paes Rettore, colaborador externo do projeto, que é graduado em Farmácia pela UFJF com ênfase na área de alimentos, mestre em Genética e Biotecnologia e está finalizando o doutorado na mesma área. João Vitor é professor da UNIPAC – Barbacena e da pós-graduação em Ciências Biológicas EAD da UAB/UFJF. Há mais de três anos, ele produz cerveja artesanal (um processo biotecnológico), com ênfase no entendimento científico e no aprimoramento prático do processo.


ACESSA.com - Inscri?es abertas para curso sobre produ??o de cerveja artesanal em JF