Terça-feira, 30 de julho de 2019, atualizada às 18h39

Simpósio analisa contribuição de Rubem Alves para a ciência da religião

Da redação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, a segunda edição do Simpósio Repensando o Sagrado. O evento acontece em parceria com a Universidade Federal do Sergipe (UFS) e tem como tema Rubem Alves e a Teologia da Libertação e busca discutir a contribuição da teoria da religião do teólogo. 

Serão realizadas conferências, mesas redondas e grupos de trabalhos, com apresentação de comunicações no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. O evento conta com convidados dos Estados Unidos e do México, e palestrantes brasileiros, como Leonardo Boff e Zwinglio Mota Dias. Os textos apresentados serão posteriormente publicados e divulgados via e-book. As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas on-line. O prazo para submissão de trabalhos termina nesta sexta, 2 de agosto. Já o prazo de inscrições varia conforme a categoria do inscrito.

O simpósio celebra o cinquentenário de publicação da tese de doutorado de Rubem Alves e levanta a discussão sobre suas ideias e contribuições para a epistemologia da Ciência da Religião. Alves foi psicanalista, teólogo, educador, escritor e pastor presbiteriano, considerado uma das mais importantes figuras no cenário teológico brasileiro e representante protestante da reflexão sobre a teologia da libertação.

Durante o evento, será realizada ainda a Assembleia de Fundação da Sociedade Internacional Rubem Alves (Sira), uma associação acadêmica voltada à interpretação e à ampliação do legado intelectual de Alves. A cerimônia conta com a presença da presidente do Instituto Rubem Alves, Raquel Alves.

O Simpósio

A primeira edição do evento ocorreu em 2017, realizado pelo Núcleo de Estudos em Protestantismos e Teologias (Neprotes), junto com o Grupo de Pesquisa Correlativos (GPcor) do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UFS. Este ano, as inscrições variam de gratuitas a R$ 50.


Com informações da UFJF

ACESSA.com - Simp?sio analisa contribui??o de Rubem Alves para a ci?ncia da religi?o