Novo Restaurante Universitário começa a funcionar na UFJF

Por

Quarta-feira, 19 de agosto de 2009, atualizada às 15h10

Novo Restaurante Universitário começa a funcionar na UFJF

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Nesta quarta-feira, 19 de agosto, o Restaurante Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltou a funcionar dentro das dependências do campus. Os alunos terão novamente almoço e jantar ao preço de R$ 1,40 e os funcionários a R$ 2.

Segundo a coordenadora dos RU's Centro e Campus, Mariza Pires Dissupoio, a área do novo estabelecimento e o número de alunos atendidos triplicou. "Antes eram servidas refeições para 1.600 alunos, agora a capacidade aumentou para 5.000". Dentre as novidades, a coordenadora destaca os seis galpões térmicos e as duas copas, que agilizam o serviço. Nos dois RU's trabalham 54 servidores.

O projeto ainda não está concluído. A previsão de finalização da nova cozinha é março, quando os novos equipamentos chegam. A engenheira da equipe de fiscalização das obras do RU, Cristina Ciampi, ressalta a importância das mudanças para o ambiente, principalmente em períodos de altas temperaturas. "Agora são 16 climatizadores, três exaustores e seis insufladores de ar, que auxiliam na circulação e umidificação do oxigênio". Em relação as medidas preventivas contra a Gripe A (H1N1), foram instalados diversos recipientes de álcool gel nos banheiros e nas vias de passagem. Todos os funcionários utilizam máscaras e estão orientados quanto aos cuidados.

Ciampi destaca que também estão sendo feitas uma rede de esgoto independente da utilizada pela Universidade e uma rede de águas pluvias exclusiva para o RU. "Antes os dejetos do restaurante eram lançados na rede na Universidade, provocando entupimento, agora serão enviados para fora do campus, evitando o problema".

Descontentamento

Mesmo com o novo restaurante, um problema do antigo permaneceu: as longas filas. A estudante do curso de Turismo, Fabiana Araújo, aprovou o RU, mas ficou desapontada com a fila na hora de entregar a bandeja. "Ficou mais amplo e mais agradável. Achei interessante e prático os novos climatizadores, porque no verão fica muito abafado. Porém a fila me decepcionou um pouco".

A estudante de Comunicação Social, Jaqueline Harumi Ishikawa, ficou surpresa com a aparência e com a rapidez do serviço. "O ambiente ficou mais espaçoso e mais clean. Foi muito rápido para servir a refeição e encontrar um lugar. Acredito que resta apenas uma maior agilidade na hora de entregar a bandeja, pois fiquei cerca de 15 minutos aguardando". De acordo com a coordenadora do RU, Mariza Pires, o problema da demora foi causado pois apenas uma das copas está funcionando. Ela afirma que até a próxima semana o problema seja totalmente sanado.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF