UFJF tem treze cursos nota 4 ou 5 no Enade 2018
Treze cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obtiveram notas 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018, cujos resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nessa sexta-feira, 4 de outubro. Os cursos considerados bons ou muito bons representam 86% das 15 graduações avaliadas.
Sete cursos receberam nota 5, sendo seis em Juiz de Fora (Administração, Ciências Contábeis, Direito diurno, Direito noturno, Psicologia e Turismo) e um em Governador Valadares (Ciências Contábeis). Outros seis cursos obtiveram nota 4, sendo quatro em Juiz de Fora (Design, Jornalismo diurno, Jornalismo noturno e Serviço Social) e dois em Governador Valadares (Administração e Direito).
[BANNER RETANGULO]
A diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, considera o resultado positivo. “Foi um desempenho geral bom. Dos 15 cursos avaliados, 13 obtiveram nota 4 ou 5, o que é considerado bom e muito bom. Mas para além das notas, junto com o resultado do Enade são encaminhados relatórios que detalham os desempenhos dos estudantes de cada curso, confrontando com outras instituições de ensino. Esses dados são importantes para análise dos colegiados e dos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso, que podem traçar estratégias conforme o desempenho dos alunos e alunas.”
O relatório traz ainda informações do Questionário do Estudante, aplicado aos discentes como etapa obrigatória para a participação no Exame. “Deste questionário são extraídos três componentes do conceito do curso que se baseiam nas opiniões dos alunos sobre organização didático-pedagógica e infraestrutura”, esclarece Michèle. Além desses dados, o relatório ainda aponta o desempenho de estudantes conforme ingresso na instituição. As informações ainda serão analisadas pela Diretoria de Avaliação Institucional.
As notas de todos os cursos da UFJF avaliados no Enade 2018 estão acima da média nacional.
Os cursos de Ciências Econômicas em Juiz de Fora e em GV obtiveram nota 3 no Enade, o que é considerado suficiente.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!