Elizabeth Soares Elizabeth Soares 9/11/2010

Realizado ou desistente?
Sua persistência pode determinar o tamanho de suas conquistas

Pessoa percorrendo um caminhoPor que muitas pessoas desistem dos seus sonhos e se conformam com escolhas aquém do que um dia sonharam? Conhecendo e conversando com diversos profissionais, tenho percebido como a PERSISTÊNCIA é uma característica decisiva para distinguir os realizados dos desistentes. No dicionário, persistência quer dizer constância, firmeza e perseverança. Na vida prática, a persistência é a força interna que leva uma pessoa a acreditar no próprio sonho e tentar quantas vezes forem necessárias até concretizar o que antes existia apenas no seu pensamento.

A principal diferença entre a pessoa teimosa e a persistente é a forma de agir diante dos problemas. O teimoso repete e insiste em agir do mesmo jeito. Enquanto o persistente, sem perder de vista sua meta, vai redefinindo seu estilo de ação conforme as dificuldades encontradas. Muda o cenário, ele muda a estratégia.

Se a capacidade de sonhar faz parte da natureza humana, por que tantas pessoas desistem de seus sonhos antes mesmo de tentarem transformar os planos em ações práticas? E o que determina esta atitude de renúncia? Grande parte devido aos pensamentos de auto-sabotagem e ao foco na opinião dos outros. Temer o fracasso paralisa qualquer tentativa de ação.

Há aqueles, porém, que avançam um pouco mais e investem dinheiro, tempo e expectativas para concretizar seus sonhos. Contudo, diante das dificuldades, falta-lhes disciplina, foco e paciência para aguardar os primeiros resultados... Falta-lhes persistência para detectar erros e experimentarem novas formas de agir. Desistem, culpam a si mesmas ou algo externo e recuam para uma posição conhecida e menos desconfortável.

Sendo assim, a realização virá para os que conseguirem um comprometimento com os próprios sonhos e com a visão que construírem para suas vidas. Entre a desistência e a insistência, escolha ser persistente. Diante de cada obstáculo, cada erro cometido, pergunte-se: o que posso fazer diferente para conseguir um resultado melhor? Isto exigirá curiosidade, disposição e muita capacidade de superação. Não há garantias de que o caminho seja fácil. Como diria Guimarães Rosa, "o que a vida quer da gente é coragem"!



Elizabeth Soares
Psicóloga e Coach-Executiva