Paola Freitas

Por

Paola Freitas A atleta carioca adotou Juiz de Fora para morar e j? trouxe orgulho conquistando o oitavo lugar na equipe de elite da Travessia dos Fortes

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
13/12/2006
Clique no ?cone ao lado para ler uma mat?ria sobre a pr?tica da nata??o. O esporte ? praticado por pessoas de todas as idades

O c?u ainda est? escuro. ?s 5h30 da manh? j? s?o dadas as primeiras bra?adas. Treinos quase todos os dias da semana. Na agenda cada vez mais apertada procura conciliar emprego, faculdade e o ritmo forte para quem deseja competir. Paola Freitas (foto ao lado) pratica nata??o, desde os tr?s anos de idade. A competi??o saud?vel e a disciplina do esporte refletem na vida pessoal e nos objetivos a serem alcan?ados dessa jovem que, embora seja natural do Rio de Janeiro, est? h? dois anos em Juiz de Fora.

Pode-se dizer que Paola ? das ?guas desde crian?a. O pai fazia quest?o de lev?-la as escolinhas de nata??o junto com a irm?. "A nata??o representa tudo, ? minha vida desde crian?a, n?o me vejo sem nata??o, sempre treinei todo dia, s?bado, feriado, pela manh?, tarde e agora antes de ir para a faculdade", conta.

Na ?ltima prova que disputou, representou bem a sua "nova cidade" na Travessia dos Fortes e chegou na oitava coloca??o da categoria elite. Foi a primeira vez que competiu em mar e sua caracter?stica de atleta de provas de fundo, longas dist?ncias, facilitou sua vida na travessia. "Eu pensei que a prova ia ser mais forte do que foi. N?o fui preparada do jeito que eu queria, mas desde que aconteceu o Campeonato Mineiro eu n?o estava treinando muito por causa de provas na faculdade. Mas acho que o resultado foi excelente pelo o que treinei", diz Paola.

Futuro

Apesar de toda a paix?o em competir em provas de nata??o, as correntezas da vida t?m levado Paola a dar bra?adas em rumos diferentes. H? um ano cursando Nutri??o, ela v? hoje as ?guas de outra maneira. "O meu objetivo agora n?o ? treinar tanto para competi??o, estou come?ando a trabalhar e fica dif?cil conciliar tudo, exige muito de voc?, do corpo. Voc? chega extremamente cansada, s?o duas horas de treino, muscula??o, ? muito cansativo. Mas vou continuar treinando, sem d?vida, agora com treino mais espec?fico para o mar. Gostei muito de competir na travessia, mas n?o vou deixar de disputar o Mineiro de nata??o".

Com 19 anos de idade, a atleta diz que nunca vai abandonar as piscinas mas pretende seguir a carreira de nutricionista esportiva e praticar o esporte sem tantos compromissos. "? preciso ter um tempo, voc? precisa colocar um limite porque treinar para competir ? muito dif?cil", conta a nadadora.



*Guilherme Oliveira ? estudante do 5? per?odo de Comunica??o da Universidade Federal de Juiz de Fora