• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Quarta-feira, 03 de outubro de 2007, atualizada dia 18 de outubro, às 15h42

    Prazo para inscrição nos Correios termina nesta sexta-feira


    Renata Solano
    *Colaboração

    As inscrições para o concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) terminam nesta sexta-feira, dia 19 de outubro. As vagas são para carteiro e destinadas ao cadastro de reserva. Para se candidatar, é preciso que o concursando tenha segundo grau completo.

    Os interessados podem se inscrever pela internet, através do site www.funrio.org.br, ou nas agências dos Correios, ou ainda, no site www.correios.com.br. As inscrições, no valor de R$ 17, somente serão validadas após a confirmação do pagamento da taxa, que deve ser feito somente em agências com Banco Postal no Estado. As provas acontecem no dia 11 de novembro.

    Será feito um teste físico com os aprovados na prova objetiva. O exame conta com exercícios de barra fixa, impulsão horizontal (flexão) e corrida de 12 minutos. Essa peculiaridade é porque a atividade de carteiro além de ter trabalhos internos como organização de correspondências e encomendas, o emprego conta com trabalho externo de distribuição domiciliaria dos mesmos.

    Dessa forma, o empregado público realiza um percurso para a entrega do material, seja a pé ou de de bicicleta, percorrendo no mínimo 7 km/dia. Nessa caminhada, o carteiro homem carrega cerca de dez quilos na sua bolsa, e as mulheres cerca de oito quilos. Tudo isso sob condições adversas, como frio, calor, chuva ou sol.

    Provas e local

    A prova de conhecimentos, prevista para o domingo, 11 de novembro, será realizada pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio) e conta com questões objetivas de português e matemática.

    Serão 34 localidades beneficiadas pelo concurso, entre elas está Juiz de Fora. As localidades de realização da prova, bem como os locais com vagas disponíveis estão no edital do concurso.

    Salário

    Outras características sobre o cargo oferecido pelo concurso, o de carteiro, é o salário de R$ 524,07 adicionado de benefícios como transporte, alimentação e plano de saúde, além do mais, o empregado deve cumprir 44 horas semanais.

    Previsão de chamada

    Ainda não tem previsão para que os concursados sejam chamados ao cargo (nomeados), uma vez que o concurso visa, a princípio, fazer cadastro de reservas, mas segundo a assessoria de comunicação dos correios em Minas Gerais, o concurso tem um ano de validade, sendo prorrogável por mais um, dessa forma, aqueles que forem classificados podem ser chamados, de acordo com a necessidade da empresa.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.