Quarta-feira, 03 de outubro de 2007, atualizada dia 18 de outubro, ?s 15h42

Prazo para inscri??o nos Correios termina nesta sexta-feira


Renata Solano
*Colabora??o

As inscri?es para o concurso da Empresa Brasileira de Correios e Tel?grafos (ECT) terminam nesta sexta-feira, dia 19 de outubro. As vagas s?o para carteiro e destinadas ao cadastro de reserva. Para se candidatar, ? preciso que o concursando tenha segundo grau completo.

Os interessados podem se inscrever pela internet, atrav?s do site www.funrio.org.br, ou nas ag?ncias dos Correios, ou ainda, no site www.correios.com.br. As inscri?es, no valor de R$ 17, somente ser?o validadas ap?s a confirma??o do pagamento da taxa, que deve ser feito somente em ag?ncias com Banco Postal no Estado. As provas acontecem no dia 11 de novembro.

Ser? feito um teste f?sico com os aprovados na prova objetiva. O exame conta com exerc?cios de barra fixa, impuls?o horizontal (flex?o) e corrida de 12 minutos. Essa peculiaridade ? porque a atividade de carteiro al?m de ter trabalhos internos como organiza??o de correspond?ncias e encomendas, o emprego conta com trabalho externo de distribui??o domiciliaria dos mesmos.

Dessa forma, o empregado p?blico realiza um percurso para a entrega do material, seja a p? ou de de bicicleta, percorrendo no m?nimo 7 km/dia. Nessa caminhada, o carteiro homem carrega cerca de dez quilos na sua bolsa, e as mulheres cerca de oito quilos. Tudo isso sob condi?es adversas, como frio, calor, chuva ou sol.

Provas e local

A prova de conhecimentos, prevista para o domingo, 11 de novembro, ser? realizada pela Funda??o de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assist?ncia (Funrio) e conta com quest?es objetivas de portugu?s e matem?tica.

Ser?o 34 localidades beneficiadas pelo concurso, entre elas est? Juiz de Fora. As localidades de realiza??o da prova, bem como os locais com vagas dispon?veis est?o no edital do concurso.

Sal?rio

Outras caracter?sticas sobre o cargo oferecido pelo concurso, o de carteiro, ? o sal?rio de R$ 524,07 adicionado de benef?cios como transporte, alimenta??o e plano de sa?de, al?m do mais, o empregado deve cumprir 44 horas semanais.

Previs?o de chamada

Ainda n?o tem previs?o para que os concursados sejam chamados ao cargo (nomeados), uma vez que o concurso visa, a princ?pio, fazer cadastro de reservas, mas segundo a assessoria de comunica??o dos correios em Minas Gerais, o concurso tem um ano de validade, sendo prorrog?vel por mais um, dessa forma, aqueles que forem classificados podem ser chamados, de acordo com a necessidade da empresa.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF