• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    sexta-feira, 28 de novembro de 2008 atualizada às 17h30

    Treze instituições de ensino superior que atuam em Juiz de Fora abrem 575 vagas para bolsas do ProUni 2009



    Guilherme Arêas
    Repórter

    Termina no dia 12 de dezembro o prazo de inscrições para o recebimento de bolsas parciais e integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal, no primeiro semestre de 2009.

    Em Juiz de Fora, 575 bolsas de estudo serão oferecidas em 13 instituições de ensino superior que possuem cursos presenciais e a distância. O Instituto Vianna Júnior oferece 229 vagas para 2009. Já a Estácio de Sá poderá receber 71 alunos pelo ProUni. O Centro de Ensino Superior (CES-JF) recebe um pouco mais, 72 estudantes.

    A Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), vai oferecer 78 vagas. O Instituto Granbery e a Suprema oferecem, cada um, 37 vagas para o programa.

    As bolsas oferecidas cobrem 50% do valor das mensalidades, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, ou seja, R$1.215; ou 100% do valor, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, de R$622,15.

    O bolsista parcial de 50% do ProUni pode utilizar o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) para custear a parte da mensalidade não coberta pela bolsa de estudo. Para obter o FIES, basta que o bolsista esteja matriculado em instituição e curso que participe desse programa e que solicite o financiamento, no sistema do FIES, no período que ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

    Este ano, os candidatos poderão escolher até cinco opções de cursos para bolsas integrais e parciais de 50%. Além do pré-requisito da renda familiar, os candidatos à bolsa devem ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em colégio particular, além de ter obtido nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.