Bom curr?culo ? o primeiro passo para disputar uma vaga Especialista d? dicas de como preparar um bom curr?culo e diz que ?poca de contrata??o nas empresas come?a em janeiro

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
15/12/2008

Final de ano. As aten?es est?o voltadas para as festas e viagens. Muitos acreditam que o per?odo n?o ? bom para procurar empregos. Entretanto, a supervisora do Centro de Integra??o Empresa-Escola de Minas Gerais (Ciee), Thereza Rampinelli, afirma que quem busca uma vaga no mercado de trabalho deve aproveitar para enviar os curr?culos, pois em janeiro come?a a ?poca de contrata??o nas empresas.

"Em dezembro, as empresas est?o em festas ou em f?rias coletivas. As contrata?es s?o feitas em janeiro e fevereiro. Quando as vagas surgirem, aquelas pessoas que enviaram os curr?culos, j? estar?o inseridas no banco de dados da corpora??o."

Para quem est? preparando o curr?culo, Thereza d? algumas dicas. O primeiro passo ? come?ar com os dados pessoais. ? importante colocar como forma de contato o telefone e tamb?m o e-mail, que o candidato deve olhar com freq??ncia para n?o perder informa?es, como dia da entrevista, enviadas pela empresa.

N?o ? preciso colocar nome do pai e da m?e e nem o n?mero da identidade. Thereza diz que a pessoa deve deixar claros os objetivos, as habilidades pessoas, experi?ncias profissionais e cursos de qualifica??o. No item a escolaridade deve-se colocar apenas o ?ltimo grau. Quem quiser pode acrescentar a institui??o onde cursou ou estuda.

Foto de thereza Segundo a supervisora do Ciee, o que conta mesmo no curr?culo s?o as experi?ncias e as qualifica?es profissionais. Quem est? disputando a vaga para o primeiro emprego e n?o tem experi?ncias anteriores, n?o coloca nada e ressalta as qualifica?es. J? quem passou por v?rios cargos n?o precisa mencionar todos, apenas os tr?s ?ltimos.

? comum as pessoas deixarem nas empresas o curr?culo com envelope. A supervisora do Ciee afirma que isso ? um erro. "Nunca deve estar em um envelope. Deve ser sempre digitado e sem ser xerox."

Ela diz ainda que ? preciso evitar erros de portugu?s. Usar fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 12 ou 14. "Nunca colorido, grifado ou sublinhado." Thereza declara que ao enviar o curr?culo para uma sele??o n?o ? preciso ter vergonha de ligar depois para saber sobre o processo.

Curr?culo por e-mail e cadastro em sites

Foto de thereza Para Thereza, al?m de deixar o curr?culo em m?os nas empresas, os candidatos devem ainda envi?-lo por e-mail. Ela recomenda envi?-lo no corpo da mensagem eletr?nica depois de uma carta de apresenta??o. "Pode acontecer de n?o ser anexado ou do recrutador n?o abrir o anexo."

H? empresas que preferem que o candidato cadastre o curr?culo no site devido ? facilidade de armazenamento dos dados e de busca dos perfis adequados para as oportunidades. Segundo a supervisora do Ciee, uma esp?cie de 'filtro', que utiliza palavras-chaves, possibilita que sejam escolhidos os curr?culos adequados para as vagas.

Est?gios

Thereza afirma que os empres?rios valorizam os estagi?rios e que eles s?o vistos, muitas vezes, como futuros funcion?rios. "O estagi?rio j? conhece a pol?tica da empresa e leva vantagem na sele??o para postos de trabalho."

Para ela, j? no primeiro per?odo o estudante deve come?ar a procurar por um est?gio. "Vivenciando a pr?tica da profiss?o, poder? verificar o campo de atua??o e se fez a escolha correta. Come?a tamb?m a ter mais comprometimento com o trabalho."