Terça-feira, 3 de agosto de 2010, atualizada às 17h

Juizforanos participam de Paraolimpíadas Escolares Brasileiras

Da Redação

Dois juizforanos vão disputar as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras na modalidade futebol de cinco, que ocorre em setembro, em São Paulo. Carlos Cristiano Paradello, 17 anos, e Felipe Marques Tavares, 18, são alunos há dois anos do Projeto Visão no Esporte – realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) em parceria com a Associação dos Cegos – e foram escalados para a Seleção Mineira.

Para o treinador Leonardo Lima, a convocação dos seus alunos para representar a cidade pela primeira vez em uma competição nacional é gratificante. "O Futebol de Cinco foi implantando em 2008 em Juiz de Fora e já estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. O reconhecimento do esforço dos meninos incentiva a atuação deles no esporte."

Neste sábado, dia 7 de agosto, começa a preparação para o campeonato. Carlos, Felipe e o treinador viajam para Belo Horizonte, onde se encontrarão com o grupo. Os treinos serão realizados durante os finais de semana e vão reunir atletas de diferentes cidades do Estado. "O contato com outros atletas será importante. Meu conselho é que eles aproveitem a chance para vivenciar uma nova experiência no esporte e no dia a dia."

Após as Paraolimpíadas, Carlos e Felipe se juntam novamente à equipe juizforana para disputar mais uma etapa do Campeonato Carioca, que ocorrerá em setembro, e também a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cinco, em outubro.

Projeto Visão no Esporte

O Projeto Visão no Esporte nasceu em 2008 com o objetivo de atuar na reabilitação física e na motivação íntima das pessoas com deficiência. Os treinos de futebol de cinco, em Juiz de Fora, ocorrem três vezes por semana, na rua Santo Antônio, 405, Centro, e na rua Saint'Clair de Carvalho, 80. Além dessa modalidade, o projeto oferece aulas de golbol (uma espécie de chute a gol), atletismo, natação e hidroginástica para pessoas com deficiência.

Os interessados em participar devem ir à SEL (avenida Rui Barbosa, 530, Santa Terezinha) ou procurar a Associação dos Cegos (avenida dos Andradas, 455, Centro). As aulas são gratuitas e oferecidas em horários e locais diversos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken