Como resolver as quest?es do vestibular? A dica dos professores ? a de que o aluno comece sempre
pelas perguntas mais f?ceis

Renata Solano
*Colabora??o
24/03/2008

?poca de prestar exames para sele??o de universidades ? sempre de muita tens?o para os alunos do ensino m?dio. Ingressar em uma faculdade para receber o diploma de curso superior pode se tornar um tormento na vida daqueles que n?o sabem como lidar com a prova, seja ela de m?ltipla escolha, ou discursiva.

Para o diretor de uma escola particular da cidade e tamb?m professor de Geometria Anal?tica na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wilson Adolfo Corr?a (no v?deo) ? preciso que o aluno tenha calma na hora de resolver as quest?es. "O mais importante ? come?ar pela prova da disciplina que tem maior identifica??o e facilidade", orienta.

Corr?a comenta que o aluno deve ler toda a prova antes de come?ar a fazer as quest?es e iniciar sempre com a quest?o que tem certeza que vai acertar. "O ideal ? que ele dedique tempo a esta quest?o, que ele a fa?a e depois confira se est? tudo certo mesmo, muita gente se preocupa mais em acertar o dif?cil e acaba perdendo tempo e ponto por n?o ter respondido a pergunta que sabia", afirma.

Mesmo com as dicas, o estudante fica confuso e sem saber se deve mesmo seguir os conselhos. Mas ? justamente por isso que os cursinhos pr?-vestibulares da cidade oferecem simulados que representam uma oportunidade de treinamento, n?o s? sobre o conte?do das mat?rias, mas tamb?m para a organiza??o e para a administra??o do tempo que o estudante tem na hora de resolver a prova de verdade.

E o diretor garante que esse m?todo ? o mais eficiente. "A pessoa deve sempre gastar mais tempo na certeza de fazer um ponto do que no desafio de resolver um problema mais complicado. Sempre deve come?ar a prova pelo mais f?cil e o tempo que sobrar deve ser voltado para resolver as demais quest?es. Na prova discursiva o aluno tende a come?ar pela mat?ria que mais gosta e isso ? o certo, mas ? preciso administrar o tempo para conseguir realizar o outro exame", defende Corr?a.

Prova objetiva

Foto do professor 
Wilson Adolfo Corr?a Nas provas de m?ltipla escolha, ou seja, nas provas objetivas, o aluno deve ler bem cada uma das op?es para n?o se confundir na hora de marcar a resposta certa. "Como em qualquer outro tipo de exame, a dica ? que o aluno responda o que ele tem certeza primeiro e depois desenvolva os problemas mais dif?ceis. ? necess?rio cuidado na hora de marcar as respostas no cart?o, por isso, mais uma vez ? preciso que o vestibulando administre o tempo para conseguir fazer tudo e n?o perder nenhum ponto por ter marcado errado a resposta", comenta o professor.

Uma outro conselho de Corr?a para os alunos que n?o conseguiram fazer toda a prova objetiva ? contar o n?mero de alternativas marcadas. "Em qualquer universidade eles t?m o cuidado de equilibrar o n?mero de op?es. Se na UFJF s?o 40 perguntas e cada uma delas com cinco op?es, geralmente ? equilibrado e t?m cerca de oito quest?es para cada alternativa, ou seja, oito respostas na alternativa A, oito na B, oito na C, oito na D e oito na E", comenta.

Prova discursiva

Foto de estudantes do cursinho popular As provas abertas deixam o estudante ansioso para responder todas as quest?es de forma mais completa poss?vel. Mas o conselho de iniciar a prova pelas quest?es mais f?ceis se aplica tamb?m neste caso. "? muito pessoal. Tem gente que faz somente as quest?es da prova de biologia e depois que passa para a prova de f?sica. Eu, particularmente, acho que o correto ? fazer as f?ceis de uma, depois as f?ceis da outra, assim o aluno resolve as quest?es que sabe e garante os pontos, depois divide o tempo e se dedica a cada uma delas separadamente", orienta Corr?a.

O professor comenta, ainda, que as provas s?o divididas de forma bem equilibrada. "Disciplinas bastante diferentes como hist?ria e matem?tica no mesmo dia permite que o aluno tenha uma prefer?ncia e se dedique mais a uma. A verdade ? que o estudante precisa estar confiante no seu potencial e deve sempre se dedicar a fazer pontos e n?o somente a vencer desafios de problemas complicados do exame", afirma.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF