Sistema de avalia??o via Web
Alunos da Engenharia El?trica d?o nota para o curso

Deborah Moratori
15/04/03

"Fico muito feliz com o amadurecimento dos alunos que venceram o obst?culo de cr?tica pol?tica e com o entendimento de que o boicote s? repercute contra eles mesmos e contra o curso, fazendo com que a Engenharia El?trica pudesse retomar o conceito A".

Essas foram as palavras do coordenador do curso de Engenharia El?trica, Carlos Augusto Duque, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) quando foram divulgadas as notas do Prov?o do Minist?rio da Educa??o e Cultura (MEC), em dezembro do ano passado.

Menos de tr?s meses depois, em fevereiro deste ano, j? estava dispon?vel para os alunos da Engenharia El?trica um sistema de avalia??o do curso via Web. O curso ? o primeiro a adotar o sistema de avalia??o, seguindo recomenda??o do MEC para os cursos de gradua??o. "Al?m da recomenda??o do MEC, o programa ? importante para a pr?pria melhoria do curso", analisa Duque.

O sistema foi encomendado pelo coordenador ? UKB Sistemas, empresa incubada no Agente Softex Genesis - ?rg?o da UFJF, que tem como s?cios os t?cnicos em inform?tica Danilo de Andrade Fernandes e Thiago Nery Teixeira (foto). "A id?ia ? que os alunos possam analisar como foi o per?odo que acabaram de concluir no ato da matr?cula do per?odo seguinte", esclarece Danilo que ? estudante do curso de Engenharia El?trica.

O programa
O sistema ? composto por 21 quest?es que abordam tr?s temas distintos: auto-avalia??o, avalia??o da disciplina e avalia??o do professor (clique nas fotos abaixo). Na primeira etapa, o aluno responde sobre seu interesse e aproveitamento em rela??o ?s mat?rias cursadas no per?odo anterior. "? a menor fase, com tr?s perguntas apenas", explica Danilo. O segundo m?dulo abrange quest?es sobre as disciplinas e o ?ltimo trata da atua??o dos professores.

O coordenador Carlos Augusto Duque acredita que "essas informa?es s?o importantes para a coordena??o porque s?o os alunos que t?m a percep??o de que uma disciplina n?o est? no per?odo correto, por exemplo". De acordo com Duque, a avalia??o dos professores tamb?m ? fundamental. "No question?rio, os alunos respondem sobre a assiduidade e pontualidade do professor, se ele comunicou bem o conte?do da disciplina, se preparou uma boa aula. O resultado dessa etapa ? um par?metro da realidade vista de maneira cr?tica pelo aluno e que deve promover uma auto-reflex?o nos professores sobre a atua??o deles em sala de aula". Uma das vantagens, segundo Danilo, ? que cada professor ter? uma an?lise completa do seu desempenho atrav?s de relat?rios que cont?m a opini?o dos alunos.

Os respons?veis pela cria??o do sistema esclarecem que as perguntas do question?rio foram sugeridas pelo MEC. "Como a avalia??o j? um dos crit?rios exigido dos cursos, o pr?prio MEC possui uma cartilha com uma sugest?o de quest?es que os alunos devem responder", explica Danilo. "O question?rio ? composto de perguntas que t?m, quase sempre, como resposta uma escala que varia do aproveitamento insatisfat?rio ou ruim ao ?timo".

Confidencial
Thiago acrescenta que as informa?es s?o sigilosas. "O ?nico dado a que o coordenador tem acesso ? se um determinado aluno respondeu ou n?o o question?rio. O sistema foi desenvolvido para que a opini?o do aluno se mantivesse em sigilo".

Depois de preencherem o formul?rio, as respostas dos estudantes s?o arquivadas em um banco de dados dispon?vel ao coordenador do curso. Conforme Danilo, o resultado pode ser dado atrav?s de textos ou em forma de gr?ficos gerados pelo sistema. Esses resultados funcionam como uma ferramenta para o curso detectar poss?veis falhas e problemas.

"E a id?ia ? adaptar o sistema para que ele possa ser utilizado por outras faculdades", finaliza Thiago.