• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014, atualizada às 10h35

    UFJF publica edital com 1400 vagas para graduação a distância

    Graduação a Distancia

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou o edital de processo seletivo de alunos para sete graduações oferecidas pela instituição na modalidade a distância. São 1400 vagas para os cursos de Computação, Física, Matemática, Química, Administração Pública, Educação Física e Pedagogia, que terão início no segundo período de 2014.

    A distribuição de vagas por curso e polo de apoio presencial está disponível no Quadro I do Anexo I do Edital. O processo seletivo poderá ser realizado em duas fases. A primeira utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2012 e 2013. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, a UFJF lançará processo seletivo complementar, com realização de prova nas cidades onde funcionam os polos de apoio presencial.

    Das 1400 vagas, 241 são para demanda qualificada, destinada a professores em exercício, em área distinta de sua formação, que atuem nos ensinos fundamental ou médio nos sistemas públicos e que não tenham a habilitação legal exigida na área de sua atuação docente. Para concorrer às vagas da demanda qualificada, os candidatos deverão ter pré-inscrição na Plataforma Paulo Freire do Ministério da Educação, validadas por Secretaria de Estado da Educação ou Secretarias Municipais de Educação.

    As outras 1159 vagas são para demanda social. Dessas, 50% destinam-se à ampla concorrência. Para os outros 50% será respeitado o sistema de cotas estabelecido pela Resolução nº13/2012 do Conselho Superior da UFJF, conforme determinação da Lei Nº12.711, com as vagas destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas.

    Renda

    Metade das vagas para egressos de escolas públicas é voltada a candidatos com renda per capta familiar inferior a 1,5 salário mínimo e a outra metade, para estudantes com renda per capta familiar superior a esse patamar. Em Minas Gerais, nas duas possibilidades, 53,3% das vagas são destinadas a candidatos negros, pardos e indígenas, e em São Paulo a reserva é de 37,7%. A distribuição das vagas de demanda social pode ser conferida no Quadro I-A do Anexo 1 do edital.

    A inscrição para o Processo Seletivo (Enem) poderá ser feita das 18h do dia 5 de março às 15h do dia 21 de março, no site do Cead. Para concorrer, o candidato deverá apresentar os resultados obtidos no Enem em 2012 ou 2013. O resultado final dessa etapa será divulgado no dia 24 de março, no mesmo site.

    Apesar de ocorrerem na modalidade a distância, todas as graduações contam com encontros presenciais obrigatórios nos polos, sempre aos finais de semana, para a realização de provas e outras atividades acadêmicas. A aula inaugural dos cursos ocorrerá em 24 de maio e é uma atividade presencial obrigatória.

    Processo Seletivo Complementar

    Se as vagas para as graduações oferecidas pela UFJF na modalidade a distância não forem preenchidas pelo processo que utiliza as notas do Enem, a instituição realizará o Processo Seletivo Complementar, que também respeitará a distribuição de vagas prevista na demanda social. Com isso, candidatos que não participaram das últimas duas edições do Enem poderão concorrer, assim como aqueles que foram reprovados na primeira etapa da seleção.

    As inscrições para o Processo Seletivo Complementar poderão ser efetuadas das 9h do dia 25 de março às 15h do dia 17 de abril, também no site do Cead. O candidato deverá gerar boleto bancário, no valor de R$ 50, imprimi-lo e efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo definido no edital. O Comprovante Definitivo de Inscrição poderá ser impresso a partir das 9h de 25 de abril. A apresentação do comprovante é indispensável no dia da prova, assim como o documento de identidade informado no ato da inscrição.

    No Comprovante Definitivo de Inscrição, constará o local de realização da prova, marcada para ocorrer em 27 de abril, a partir de 13h. A avaliação será constituída de 40 questões, sendo 20 de Matemática, valendo 01 (um) ponto cada; 20 de Língua Portuguesa, também valendo 01 (um) ponto cada; e 01 (uma) Redação, valendo 20 (Vinte) pontos, perfazendo um total de 60 pontos. O gabarito das provas objetivas estará disponível a partir das 9h do dia 28 de abril. Já a nota da redação será divulgada em 8 de maio.

    A publicação do resultado está prevista para 22 de maio.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.