Quinta-feira, 20 de março de 2014, atualizada às 15h10

Pronatec tem 182 vagas para novos cursos profissionalizantes

Pronatec tem 182 vagas para novos cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), abre, na quinta-feira, 27 de março, o período de inscrições para os novos cursos profissionalizantes, oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 182 vagas, divididas em oito cursos diferentes, com aulas nos turnos da tarde e da noite (confira, no anexo, todas as informações referentes aos novos cursos ofertados).

Entre os cursos que serão oferecidos estão inglês básico, maquiador, manicure e pedicure, depilador, almoxarife, camareira, cuidador de idosos e balconista de farmácia. Os cursos na área de estética serão realizados na unidade do Senac (Avenida Barão do Rio Branco, 3.300 – Centro) e os demais, na Escola Novos Rumos (Avenida Sete de Setembro, 768 - Costa Carvalho).

Inscrições

As inscrições serão realizadas em duas etapas: nos dias 27 e 28 de março, as pré-matrículas serão exclusivas para o público prioritário, formado por beneficiários do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de pessoas inscritas no cadastro reserva de turmas anteriores. Nesses dias, os beneficiários poderão se inscrever em qualquer um dos cursos oferecidos. No ato da inscrição, será necessária a apresentação do comprovante do recebimento do benefício.

Na segunda etapa, que será realizada nos dias 31 de março e 1º de abril, as inscrições serão abertas para as demais pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com a oferta das vagas remanescentes. Em cada data serão realizadas pré-matrículas para cursos específicos, conforme a tabela no anexo.

Após o esgotamento das vagas, será realizado um cadastro reserva, que garante prioridade em novas inscrições no decorrer do ano ou para o caso de possíveis desistências. As vagas que não forem preenchidas após as duas etapas de inscrições ficarão disponíveis no cadastro online do Pronatec, dez dias antes da data de início do curso ofertado, através do site

Como se inscrever

Os interessados devem comparecer à sede da SDS, localizada na Rua Halfeld, 450 - 5º andar, das 8 horas às 11h30 ou das 14 horas às 17h30, apresentando o CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS). Em caso de menor de 18 anos, é indispensável a apresentação do CPF do responsável. 

As pessoas que não possuem o NIS deverão procurar, com antecedência, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de referência do seu bairro, para que seja realizado um agendamento na unidade e, posteriormente, feita a inscrição no CadÚnico.

O programa

O Pronatec é um programa do Governo Federal, em parceria com a PJF, cujo objetivo é oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para aqueles que desejam ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio do incremento da formação profissional.

Em Juiz de Fora, os cursos são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste).

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Pronatec tem 182 vagas para novos cursos profissionalizantes