Tupynamb?s e sua trajet?ria de gl?ria no passado O momento que os torcedores esperavam chegou:
Baeta e Lavras pelo Campeonato Mineiro 2? Divis?o

Thiago Werneck
Rep?rter
05/09/2007

Agora ? para valer. Nesse domingo, dia 16 de setembro, ?s 10h, na cidade de Lavras, o Tupynamb?s entra mais uma vez em campo por um jogo do futebol profissional. Espera de 24 anos, para aquela que j? foi a maior torcida de Juiz de Fora. S?o 96 anos de t?tulos e gl?rias retornando aos gramados contra o Fabril, pela Segunda Divis?o do Campeonato Mineiro 2007.

O est?dio passa por reformas pela primeira vez depois de 57 anos. Os torcedores do Baeta contam as horas para rever o time em campo pela Segunda Divis?o do Campeonato Mineiro. Foram dois meses de prepara??o e agora ? torcer para o Le?o do Po?o Rico subir e quem sabe em 2009 reeditar o cl?ssico Tutu, na Primeira Divis?o do Campeonato Mineiro e recuperar o sucesso do futebol de Juiz de Fora.

O time que vai a campo est? praticamente definido pelo t?cnico Alem?o. Deyvison; Z? Carlos, Reginaldo, Andre Luiz e Luciano; Robson, Pires, Leandro e Erivelton; Douglas e Alexandre Alvim. O lateral esquerdo titular, Bruno, est? de fora por causa de uma contus?o noi tornozelo. Renato Santiago briga pela vaga de Douglas no Ataque e Brinner ainda pode fazer dupla de zaga com Reginaldo e tomar o lugar de Andr? Lu?s. O elenco viaja nesse s?bado, dia 15 de setembro para Lavras, h? 240 km de Juiz de Fora .

Um pouco de hist?ria

Hist?ria que come?a em 15 de agosto de 1911, quando fam?lias tradicionais da cidade resolveram montar um clube para jogar futebol. Estava criado o Tupynamb?s Futebol Clube que, um ano depois, fez seu primeiro jogo oficial. Foi contra o Tupi FC, em um empate de 1 a 1, com Sebasti?o Taucci sendo o primeiro a balan?ar as redes pelo Baeta.

O primeiro TutU da hist?ria, d? in?cio ao confronto que, mais tarde, ficaria guardado como o de maior rivalidade do futebol da cidade. Cabe lembrar, que foi depois de uma briga entre os diretores do Baeta ? que foi criado o Tupi. Uma mostra da tradi??o do Tupynamb?s em Juiz de Fora.

Foi em 1918 que os dois clubes junto com o Sport, resolveram criar a Liga de Desportos de Juiz de Fora. Estava dado o ponta p? inicial para os tempos ?ureos do futebol juizforano. No mesmo ano, j? foi realizado o primeiro Campeonato Juiz de Fora, quando o Baeta foi vice-campe?o, perdendo a decis?o para o Sport.

A ra?a e a vontade demonstradas pelos jogadores marcaram o time. Nada melhor para representar essa bravura do time do que um le?o. Pronto. Estava escolhido o mascote do Tupynamb?s. Foi com essa ra?a caracter?stica, que em 1919 veio o primeiro t?tulo, seguido do Bi em 1920, do Campeonato de Juiz de Fora. Estava aberto o per?odo de gl?rias para o clube. Mais dez t?tulos do torneio estariam por vir. O ?ltimo deles em 1966 contra o Sport.

O est?dio

O primeiro campo do Tupynamb?s ficava na Rua Bernardo Mascarenhas, no bairro F?brica, local onde hoje ? o Col?gio T?cnico Universit?rio. Um campo de v?rzea e aberto ao p?blico.

Foi para mudar essa hist?ria, que o ent?o presidente do clube, Jos? Paiz Soares come?ou a construir um est?dio no bairro Po?o Rico. Obra que hoje carrega seu nome. O novo campo ficou pronto em 1950 e teve a honra de receber em seu jogo de abertura o Corinthians. Em partida contra o Baeta os paulistas levaram a melhor: 5 a 1.

Foto de fora do est?dio Foto da sede do clube

Quatro anos mais tarde, o Tupynamb?s arma outra grande festa em seu est?dio. Foi a inaugura??o da ilumina??o Jos? Paiz Soares. Mais uma vez o Tim?o foi o convidado e n?o deixou a festa ser completa. O Corinthians mais uma vez venceu o Tupynamb?s, nessa oportunidade por 2 a 1. Fica registrado que Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense tamb?m j? enfrentaram algumas vezes o Baeta em Juiz de Fora.

Disputa Tupi e Tupynamb?s era considerado o grande cl?ssico

Mas s?o os confrontos entre os tr?s principais times da cidade que mexiam com imagin?rio do torcedor. Os est?dios ficavam lotados e todos paravam para ver as partidas de Tupynamb?s, Sport e Tupi. O Campeonato de Juiz de Fora se profissionalizou em 1933 e tamb?m passou a ser regional mobilizando toda a Zona da Mata.

O radialista e torcedor do Baeta, Humberto Zaghetto conta que o grande cl?ssico da cidade era Tupi e Tupynamb?s. "Os times eram muito bons e n?o deviam nada aos da capital. O Tu-Tu era o que mobilizava o maior n?mero de torcedores e sempre teve repercuss?o enorme. Os dois clubes j? fizeram v?rios duelos inesquec?veis", recorda.

Bandeira do Baeta Um epis?dio, em 1966, foi inesquec?vel para Zaghetto. Neste ano, o Tupi ganhou duas vezes do Cruzeiro de Tost?o e Cia, do Atl?tico-MG e do Am?rica-MG jogando em Belo Horizonte. A seq??ncia rendeu ao Carij? o t?tulo de "Fantasma do Mineir?o" e a honra de ser sparring da Sele??o Brasileira que se preparava em Tr?s Rios para disputar a Copa do Mundo da Inglaterra. Logo em seguida a esta partida, o Tupi voltou a Juiz de Fora, onde disputaria mais um TuTu.

Enquanto o Galo fazia fama em todo o pa?s, o Tupynamb?s havia ganho as primeiras quatro partidas do Campeonato Regional. Humberto lembra que a cidade parou para ver esse confronto. "Os dois times vinham muito bem e com a grande rivalidade o est?dio ficou lotado. O locutor de uma r?dio zombava o Baeta dizendo que se o Tupi ganhou de todos times da Capital, n?o seria o Tupynamb?s que conseguiria venc?-lo", lembra.

Mas como fama n?o ganha jogo, o Baeta bateu o Tupi por 2 a 0. "Foi inesquec?vel. Os torcedores do Tupynamb?s fizeram uma festa. Nunca vi um time jogar tanta bola como naquele dia". Estava derrubado o Fantasma do Mineir?o que sequer chegou a final do Campeonato. Foi nesse ano que o Baeta conquistou seu ?ltimo t?tulo, em decis?o contra o Sport.

A decad?ncia

Em 1969, a Federa??o Mineira de Futebol pressionou os tr?s grandes de Juiz de Fora a participarem do Campeonato Mineiro da Federa??o. Mas para isso, os clubes deveriam acabar com a Liga de Futebol da cidade que era reconhecida pela Confedera??o Brasileira de Futebol como profissional.

Depois de muita insist?ncia, os tr?s clubes decidiram disputar o Mineiro e a Liga passou a ser de futebol amador, mas o resultado esperado n?o veio. Apenas o Tupi resistiu os altos custos de viagens. Baeta e Sport n?o tiveram for?as de se manter no Mineiro e abandonaram o futebol profissional. "Essa mudan?a destruiu o futebol da cidade e regi?o. Uma pena. Coisa da Federa??o Mineira de Futebol", lamenta Zaghetto.

Para o Tupynamb?s, ficou a esperan?a de retorno em 1983. Nesse ano, a equipe voltou a disputar a Segunda Divis?o do Campeonato Mineiro. Mas com a campanha apenas mediana n?o conseguiu subir para o M?dulo II. "Foi uma tremenda bagun?a essa campanha. O time n?o rendeu bem, para falar verdade desde 69 o Baeta n?o tem uma equipe de futebol profissional para valer", avalia Zaghetto.

Maior torcida

Nesse retorno aos gramados, em 83, foi um outro Tutu que entrou para hist?ria. Depois de 13 anos sem o cl?ssico, as diretorias resolveram promover o jogo e medir qual dos clubes tinha maior torcida. Ingressos vermelho e branco para torcedor do Baeta e preto e branco para os Carij?s, em jogo no est?dio do Sport.

Quem conta o resultado ? Zaghetto, que trabalhou na transmiss?o da partida. "Conversava com um colega e concordamos que como o Baeta estava fora do futebol h? 13 anos, a torcida do Tupi seria esmagadora. N?o ? que, para nossa surpresa, foram vendidos mil ingressos a mais para torcida do Tupynamb?s. Estava mais uma vez provado que a torcida do Baeta sempre foi a maior da cidade", comenta.

Os primeiros jogos do Baeta
Advers?rio Dia Hora Local
Fabril 16 de setembro 10h Em Lavras, Campo do Fabril
Figueirense SJDR 22 de setembro 16h Em Juiz de Fora, no Est?dio Municipal
Minas E.C. 30 de setembro Joaquim Vilela Boa Esperan?a 10h30 Boa Esperan?a, Est?dio Joaquim Vilela
Varginha 03 de outubro 20h30 Em Juiz de Fora, no Est?dio Municipal