Reduz procura por cirurgias estáticas em animais em Juiz de Fora

Por

Juiz de Fora realiza menos cirurgias est?ticas em animais
As cirurgias est?ticas n?o trazem qualquer benef?cio
para os animais e s?o cada vez menos procuradas

Marinella Souza
*Colabora??o
03/07/2008

Desde mar?o de 2008 as cirurgias est?ticas est?o proibidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterin?ria, visando o bem-estar dos animais.

Procedimentos como corte de orelha e retirada das cordas vocais de c?es, e retirada das unhas dos gatos s? devem ser feitos sob orienta??o do veterin?rio. Em Juiz de Fora, o veterin?rio Ricardo Palhares (foto abaixo) comemora a proibi??o.

Segundo Palhares, cada vez menos pessoas chegam ? sua cl?nica procurando por esse tipo de cirurgia. "As pessoas est?o se conscientizando de que esses procedimentos s?o desnecess?rios".

O veterin?rio garante que "mesmo para animais de exposi??o isso j? est? deixando de ser t?o fundamental porque existem caracter?sticas de ra?a muito mais importantes do que a orelha", diz.

Palhares explica que as cirurgias est?ticas come?aram a ser questionadas com o crescimento da consci?ncia sobre o bem-estar animal. "Essa ? uma discuss?o que come?ou nos Estados Unidos e na Europa e o Brasil acabou importando mais esse comportamento".

Com mais de 30 anos de profiss?o, o veterin?rio se recusa a fazer esse tipo de procedimento h? dez anos, alegando que o benef?cio ? s? para os humanos, n?o para o animal. "O corte nas orelhas de um animal como o doberman, por exemplo,s? serve para dar a ele um ar mais agressivo".

Sobre a alega??o de que as orelhas grandes trariam problemas com higiene ou infec?es no ouvido, Palhares garante que isso n?o passa de mito. "Os animais de orelhas maiores como cocker spainel, poodle e outros s?o os campe?es de problemas na orelha, mas isso ? uma caracter?stica da ra?a. O doberman, por exemplo, n?o tem tend?ncia a esse tipo de problema".

Apesar de ser contra as cirurgias est?ticas, Palhares chama a aten??o para o risco de elas serem feitas por pessoas n?o capacitadas. "Se a popula??o n?o se conscientiza de que isso ? uma forma de maltratar o animal, vai levar para um leigo fazer e a? os riscos v?o ser maiores porque n?o vai ter os cuidados adequados".

Entre as ra?as que mais s?o submetidas a esse tipo de procedimento est?o: schnauzer, pinscher, boxer, doberman, dog alem?o, pit bull, dog argentino. Os propriet?rios que n?o cumprirem a proibi??o est?o sujeitos ? multa e a um processo ?tico penal.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF