Terça-feira, 2 de setembro de 2014, atualizada às 15h39

UFJF oferece curso de extensão gratuito a estudantes da área da saúde

Acupuntura

Estudantes de graduação da área da saúde já podem se inscrever no curso de extensão sobre noções de racionalidades terapêuticas que contribuem para práticas integrativas e complementares. Os módulos são Homeopatia, Acupuntura, Medicina Antroposófica e Fitoterapia. O curso será ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São 50 vagas gratuitas e a carga horária total é de 31 horas, com aulas nos dias 17 e 24 de setembro, 8 e 22 de outubro e 5 de novembro. O horário é de 17h às 20h.

Os interessados devem realizar sua inscrição no site até o dia 12 de setembro, sexta=feira. O curso é uma promoção do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (DSCO/FAMED/UFJF) e Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura de Juiz de Fora (DPIC/PJF).

Confira os módulos:

Quartas-feiras – das 17h às 20h (17/09, 24/09, 08/10, 22/10, 05/11).

Local: Sala 314 da Faculdade de Medicina da UFJF.

Módulo 1 – Introdução – 17/09/2014

Introdução ao conceito de Racionalidades Médicas e as Práticas Integrativas e Complementares. Politicas públicas para as Práticas Integrativas e Complemetares (PIC) – A PNPIC, a PEPIC e os desdobramentos nas práticas ambulatoriais em serviços públicos. Introdução ao conceito de integralidade no cuidado e suas implicações práticas.

- Drª Neysa Mauricio Campos: graduada em Medicina, chefe do DPIC/PJF.

- Drª Walcymar Leonel Estrêla: graduada em Medicina, especialização em Homeopatia, doutora em Saúde Coletiva, médica do DPIC/PJF.

- Drª Nelida Affini Ayub: graduada em medicina, especialização em Homeopatia e Acupuntura, médica do DPIC/PJF.

Módulos 2 a 5: cada módulo abordará uma prática, com os seguintes conteúdos sobre a prática:

- Origem

- Conceitos principais

- Relações com a integralidade do cuidado

- Relações com a prática médica convencional

- Relato de casos

- Pesquisa científica na área e evidências de efetividade

Módulo 2 – Homeopatia – 24/09/2014

- Drº Mário Círio Nogueira: graduado em Medicina, residência em Medicina de Família e Comunidade, especialização em Homeopatia, mestrado em Saúde Coletiva, professor do DSCO/FAMED/UFJF.

- Drº Fernando Emílio Ferraz Santos: graduado em Medicina, especialização em Homeopatia, médico do DPIC/PJF.

Módulo 3 – Acupuntura – 08/10/2014

- Drª Lúcia de Araújo Piuma: graduada em Medicina, residência em Neurocirurgia, especialização em Acupuntura, mestrado em Saúde Brasileira.

- Drº Alessandro do Nascimento Marques: graduado em Medicina, residência em Medicina de Família e Comunidade, especialização em Acupuntura e em Saúde do Trabalhador, médico do DPIC/PJF.

Módulo 4 – Medicina Antroposófica – 22/10/2014

- Drº Fernando Jorge Abrão: graduado em Medicina, especialização em Medicina Antroposófica, diretor do Departamento de Medicina Antroposófica da Sociedade de Medicina e Cirurgia – Associação Médica – Juiz de Fora, médico do ambulatório de Medicina Antroposófica no HU/CAS – UFJF.

- Drª Maria do Carmo Conte Vale: graduada em Medicina, especialização em Medicina Antroposófica, Homeopatia e Acupuntura, mestrado em Ciência da Religião, médica e coordenadora do ambulatório de Medicina Antroposófica no HU/CAS – UFJF.

Módulo 5 – Fitoterapia – 05/11/2014

- Drº Juarez Silva Araújo: graduado em Medicina, especialização em Medicina de Família e Comunidade, professor do Departamento de Estágios da Faculdade de Medicina da UFJF.

A programação prática ocorrerá nas semanas seguintes ao módulo teórico de cada uma das práticas integrativas e complementares, em pequenos grupos de alunos, em serviços ambulatoriais públicos onde ocorrem as respectivas práticas, envolvendo também outros professores além dos listados acima.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - UFJF oferece curso de extens?o gratuito a estudantes da ?rea da sa?de