Como combater a dengue

Por

Combata a dengue! Anote dicas pr?ticas e eficazes de combate
ao mosquito da dengue

Renata Cristina
Rep?rter
18/05/2007
Mat?rias relacionadas:

Recolher vasos de plantas, pneus e qualquer recipiente que acumule ?gua. Esse ? o discurso que toda dona de casa sabe "decor" quando o assunto ? dengue.

Embora todo mundo tenha a li??o na ponta da l?ngua, o mosquito continua aterrorizando os lares juizforanos, com febre alta, dor de cabe?a e vermelhid?o no corpo. Com o dia-a-dia corrido, muita gente deixa de lado alguns detalhes que podem ajudar neste combate.

? por isso que reunimos dicas pr?ticas e eficazes para que voc? diga "x? ? dengue!". Dentro de casa, quem adora plantas, deve optar por vasos com terra e evitar esp?cies que acumulem ?gua, como babosa, espada-de-S?o-Jorge, bambus, bananeiras e brom?lias.

Se voc? n?o quer abrir m?o das plantas aqu?ticas, troque a ?gua semanalmente e limpe o vaso com freq??ncia, passando bucha e sab?o. No pratinho embaixo do vaso, coloque um pouco de areia. Uma outra orienta??o eficaz ? colocar borra de caf? nestes recipientes. De acordo com um estudo da Universidade Estadual de S?o Paulo, a borra de caf? combate com efici?ncia o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Muita aten??o tamb?m com a ?gua dos animais. O ideal ? troc?-la todos os dias e lavar os potes sempre. Os aqu?rios devem ficar tampados e de prefer?ncia com muitos peixinhos, para movimentar a ?gua. Nada de aqu?rio sem peixe!

Inven??o pr?-verde

O restaurador Roberto Luiz de Lima usou a criatividade a favor do verde e inventou uma forma de facilitar a vida das donas-de-casa. Roberto criou pratos e vasos de plantas que n?o permitem a desova do mosquito da dengue (foto ao lado). A id?ia levou mais de sete anos para ser patenteada e obteve registro em 1998, no entanto, at? hoje Roberto n?o consegue financiamento para produzir em alta escala.

"Quando contacto ind?strias de vasos de pl?stico, elas dizem que o problema da dengue ? do governo municipal, estadual e federal", declara Lima. Mesmo enfrentando dificuldades, o restaurador est? fazendo uma matriz para o novo sistema que usa uma inje??o de pl?stico reciclado para construir prato m?dio. "Com cerca de m?s este novo prato j? estar? sendo comercializado", comemora.

Dicas pr?ticas

Al?m das id?ias para recipientes dentro de casa, voc? tamb?m n?o deve se esquecer da caixa d'?gua, calhas, lajes e piscinas. Quando for fazer uma limpeza nestes locais, sempre use a bucha ou uma escova, para que os ovos se soltem. Outra boa dica ? deixar esse locais sempre cobertos.

? indicado jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos e internos das edifica?es pouco utilizados. No caso de lagoas que n?o podem ser drenadas, a alternativa ? contar com a ajuda dos peixes barrigudinhos, que movimentam a ?gua e comem os ovos do mosquito.

  • Fazer controle qu?mico: existem larvicidas seguros e f?ceis de usar, podem ser colocados nos recipientes de ?gua para matar as larvas em desenvolvimento - este m?todo para controle dom?stico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por v?rias secretarias municipais de sa?de e ? realizado pelos agentes de controle da dengue.
  • Tampar os grandes dep?sitos de ?gua: a boa veda??o de tampas em recipientes como caixas d'?gua, tanques, tinas, po?os e fossas impedir?o que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se n?o forem bem vedados, permitir?o a f?cil entrada e sa?da de mosquitos.
  • Remover o lixo: o ac?mulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de ?gua de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorr?ncia e solicitar sua remo??o pelo servi?o de limpeza p?blica - ou enterr?-los no ch?o ou queim?-los, onde isto for permitido.
  • Limpar os recipientes de ?gua: n?o basta apenas trocar a ?gua do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a ?gua, como a ?gua sanit?ria. ? preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

Fonte: Minist?rio da Sa?de