CAPs de JF passam a integrar Rede de Saúde Mental

Por

CAPs de JF passam a integrar Rede de Sa?de Mental Processo ser? encaminhado para Bras?lia e deve passar
pela aprova??o do Minist?rio da Sa?de


Renata Cristina
Rep?rter
28/03/2007

Os Centros de Aten??o Psicossocial (Caps) de Juiz de Fora foram contemplados para integrar a Rede Estadual de Sa?de Mental. A medida representa um passo importante para o levantamento de recursos estaduais e federais destinados aos atendimentos psiqui?tricos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Sa?de (SES-MG), Juiz de Fora ser? atendida na Modalidade ?lcool-Drogas e Infanto Juvenil, com capacidade operacional para atendimento em munic?pios com popula??o entre 20 mil e 70 mil habitantes.

A decis?o foi aprovada pela Comiss?o Intergestores Bipartite e o processo deve ser encaminhado ao Minist?rio da Sa?de para delibera??o final. Ainda n?o h? previs?o para que o pedido retorne de Bras?lia.

O objetivo da Rede Estadual de Sa?de Mental ? otimizar o recebimento de recursos, de forma a qualificar os servi?os para a popula??o e promover a articula??o dos CAPs de Juiz de Fora com toda a rede mineira.

Atualmente, o estado de Minas possui 105 CAPs credenciados, sendo que seis s?o voltados para tratamento de ?lcool e drogas; cinco para crian?as e adolescentes e 94 para adultos. Al?m dos Caps, a rede ? constitu?da de 46 servi?os residenciais terap?uticos; 15 centros de conviv?ncia; 300 equipes de sa?de mental na aten??o b?sica; 16 programas de gera??o de trabalho e renda, al?m de dez associa?es de usu?rios e familiares.