Abertas as inscrições para a I Conferência Municipal de Cultura

Por

Terça-feira, 6 de outubro de 2009, atualizada às 19h10

Abertas as inscrições para a I Conferência Municipal de Cultura

Aline Furtado
Repórter

As inscrições para a I Conferência Municipal de Cultura de Juiz de Fora foram abertas nesta terça-feira, 6 de outubro, prosseguindo até o dia 14. O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro e tem como tema “Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento”.

De acordo com a integrante da comissão organizadora da conferência, Elizabeth Pace Carreira, entre os objetivos estão a discussão da cultura do município, a proposição de estratégias de fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável e a promoção de debates. "Além disso, pretendemos aprimorar a articulação e a cooperação institucional."

As inscrições para a conferência serão realizadas mediante preenchimento de formulário de inscrição, disponível no site da Prefeitura de Juiz de Fora e no folder, que está sendo distribuído na sede da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e no Museu Ferroviário. As fichas preenchidas deverão ser entregues na sede da Funalfa, que fica na avenida Rio Branco, 2.234, entre 9h e 12h e das 14h às 17h.

A participação é gratuita e aberta a pessoas com mais de 16 anos, que tenham atuação na área de cultura, representando a sociedade civil ou entidades governamentais, além dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora (Concult). Serão disponibilizadas 200 vagas, preenchidas pela ordem de inscrição, sendo 13 vagas para Artes Plásticas, 13 para Audiovisual, 13 para Artes Cênicas, 13 para Música, 13 para Literatura, 13 para Carnaval, 13 para Cultura Popular, 13 para Etnias, 13 para Patrimônio, 50 para o Poder Público e 33 livres, que se destinam a estudantes, pesquisadores e população em geral.

Durante a conferência, deverão ser coletados subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Serão eleitos ainda delegados municipais para a etapa territorial da II Conferência Estadual de Cultura.

Programação
  • Sexta-feira - 16/10

     Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas

    19h30 - Solenidade de Abertura

    Apresentação Artístico Cultural

    Palestra: Importância das Conferências na Formação de Políticas Públicas

    Palestrante: Maria Helena Cunha – Gestora cultural, mestre em Educação (FAE/UFMG), diretora da DUO Informação e Cultura e da DUO Editorial - BH.

  • Sábado - 17/10

     Local: Universo

     8h às 9h - Credenciamento

     8h30 - Aprovação Regimento Interno

     9h - Painéis

     9h - Eixo I: Produção Simbólica e Diversidade Cultural

     Palestrante: Nísio Teixeira – Jornalista graduado pela PUC-MG, doutor em Ciência da Informação pela UFMG, professor na graduação e pós-graduação da PUC-MG e da UNI-BH.

     9h50 - Debate

    10h10 - Eixo II: Cultura, Cidade e Cidadania

     Palestrante: Afonso Rodrigues – Artista plástico, professor de design, fotografia, cinema e arte contemporânea no Instituto de Artes e Design da UFJF.

    11h - Debate

    14h - Painéis

    14h - Eixo III: Cultura e Desenvolvimento Sustentável

     Palestrante: Manoel Marcondes Neto - Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor da UERJ.

    14h50 - Debate

    15h10 - Eixo IV: Cultura e Economia Criativa

     Palestrante: Manoel Marcondes Neto

    16h - Debate

    16h20 - Coffee Break

    16h50 - Eixo V: Gestão e Institucionalidade da Cultura

    Palestrante: Antônio Carlos Siqueira Dutra – Superintendente da Funalfa

    17h40 - Debate

    18h10 - Encerramento

  • Domingo - 18/10

     Local: Universo

    9h - Grupos Temáticos:

           I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural

           II - Cultura, Cidade e Cidadania

           III- Cultura e Desenvolvimento Sustentável

           IV- Cultura e Economia Criativa

           V- Gestão e Institucionalidade da Cultura

   14h - Plenária Final: Debate e encaminhamento das propostas / Eleição de delegados