Cuidados redobrados com a pele durante o inverno Clima seco aliado aos banhos quentes e prolongados provocam ressecamento da pele. Especialistas recomendam hidrata??o ap?s o banho com a pele ?mida


Daniele Gruppi
Rep?rter
03/07/2008

No inverno, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Ressecamentos s?o as principais queixas da esta??o. A dermatologista Alessandra Montenegro explica que o clima seco aliado ao banho quente e prolongado retiram a camada de gordura, provocando o ressecamento da pele. Por isso, o uso do sabonete e da esponja devem ser moderados.

Alessandra recomenda usar hidratantes logo ap?s o banho com a pele ?mida ainda e mais vezes ao dia. "O produto manipulado conforme indica?es de dermatologistas ou os que s?o oferecidos no mercado s?o mais adequados do que qualquer receita caseira".

Ela afirma que os sinais de ressecamento s?o mais vis?veis nas extremidades, como bra?o e perna. "A pele seca provoca coceiras e descama??o. Podem tamb?m desencadear patologias, como eczemas, dermatite at?pica e psor?ase".

A dermatologista diz, entretanto, que adolescentes e pessoas com a pele mais oleosa devem evitar passar hidratantes na face, para n?o impulsionar a forma??o de cravos e acnes. "Devem ser poupadas tamb?m as ?reas seborr?icas, que s?o a frente do t?rax, a regi?o conhecida como o V do decote e a parte superior das costas".

Ela acrescenta que pessoas com idade mais avan?ada e com pele oleosa pode concentrar os produtos apenas na ?rea da p?lpebra. "O uso de hidratantes ? espec?fico para cada pele. Para o idoso, o creme ? mais indicado. Para adolescentes e homens, a lo??o, pela facilidade de ser espalhada".

Foto de Alessandra Montenegro A dermatologista chama aten??o para a fotoprote??o. "Mesmo no inverno a pessoa deve usar filtro solar. O fator de prote??o n?o muda. Varia com o fototipo da pessoa e n?o conforme a esta??o do ano. Mesmo com tempo nublado as nuvens deixam 80% da radia??o solar passar".

L?mpadas fluorescentes, luz da tela de computador e televis?o tamb?m emitem radia??o ultra-violeta. Para Alessandra, a hidrata??o e o uso de filtrosolar s?o indispens?veis. "Se a pessoa n?o quiser ter muito cuidado e se ela tem a pele boa, basta que fa?a hidrata??o e n?o fume. O cigarro prejudica e enruga a pele".

Outra medida ? a hidrata??o atrav?s da ingest?o di?ria de dois litros de ?gua, independente do frio ou do calor. E quando come?ar os cuidados? Ela diz que n?o h? uma idade espec?fica. Alessandra comenta que a tend?ncia a rugas ? maior em peles seca.

Na esta??o, a caspa ou dermatite seborr?ica tende a voltar, principalmente, nas pessoas que t?m propens?o. O frio ? um dos vil?es, assim como estresse. Para as mulheres que fazem escova progressiva com formol, um aviso: o aparecimento da caspa tamb?m pode aumentar.

Tratamento ideal no inverno

Alessandra afirma que na esta??o mais fria do ano, um dos tratamentos ideais ? o peeling. "? recomendado para rejuvenescimento, para tirar manchas e para tratamentos de les?es de pele".

Trata-se de um procedimento que provoca descama??o, retirando uma camada, que logo ? regenerada e recebe um aspecto novo, de renova??o. Pode ser feito atrav?s de produtos qu?micos ou de laser.