• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Dia de vestibular: estudar ou tentar esquecer a prova ? Muitos dizem que não há mais tempo para estudar, mas existem aqueles que não abrem mão de fazer uma última revisão com seu resumo

    Thiago Werneck
    Repórter
    12/12/2007

    Chegou o dia do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A primeira etapa acontece nessa quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de dezembro. O que fazer na véspera da prova: estudar mais um pouco para não esquecer nada ou ficar relaxado sem pensar no exame, para chegar tranqüilo no local de prova ?

    A verdade é que não existe uma jeito único para diminuir ansiedade e nervosismo, cada um tem seu estilo e sua maneira de ficar calmo. "Não existe essa fórmula mágica que serve para todos. Tem aluno que se sente melhor dando uma lida no resumo e estudando. Por isso, nem sempre deixar de estudar é o melhor caminho",afirma a psicóloga, Fernanda Dacorso Neves (foto abaixo).

    O jeito é descobrir uma forma de ficar calmo no momento da prova. "Se estudar na véspera de prova deixa o aluno aflito, a solução é fazer algo que goste e dê prazer", diz Fernanda, que ressalta "só não pode é fazer algo que canse muito ou não deixe dormir direito. Tem ser uma atividade light", aconselha.

    foto de Hellen e Norma Para deixar os vestibulandos à vontade um dia antes da prova, um colégio particular da cidade resolveu oferecer atividades diferentes para seus alunos. Ao invés de aula revisional na véspera da prova, foi a diversão e relaxamento que tomaram conta da escola.

    Sessão de cinema, sala com massagista, palestra divertida, costumização de camisas para usar no dia da prova, jogos como Imagem e Ação e Perfil, violão, futebol, brincadeiras como adedanha e até uma sessão de ioga aconteceu no colégio. "O aluno teve a opção de escolher. Aquele que quis estudar ficou em casa, mas quem queria se distrair veio para cá ficar à vontade", relata Fernanda.

    foto de Letícia Para o estudante, Yuri Moisés de Assis, que disputa uma vaga do curso de Engenharia Elétrica, a conclusão foi só uma: chega de estudar. "O ano já valeu, agora é relaxar e ir de boa para a prova. Estou ansioso e quero que chegue logo, mas vou agir normalmente e esperar a hora de resolver as questões", conta.

    Dar um passeio com os amigos, ir em sorveteria e ver um filme para distrair também são boas opções. A última delas foi a escolhida pela vestibulanda, Raquel Fernandes para não ficar pensando no vestibular antes da hora. "Eu não vou estudar de jeito nenhum agora, vou ver um filminho para não ficar pensando tanto na prova. O que tinha que estudar já estudei", avalia.

    Dicas

    Algumas dicas da psicóloga Fernanda são essenciais para todos os candidatos. A primeira delas é conferir com antecedência se a identidade e o comprovante de inscrição estão dentro da carteira ou bolsa. Esquecer um desses documentos pode ser dar início a um pane nervosa no aluno.

    Também é importante sair de casa com antecedência porque a cidade vai estar cheia. A psicóloga alerta para os possíveis imprevistos. "Chegar em cima da hora da prova nunca é bom, as ruas vão estar tumultuadas de carros e algum problema pode acontecer. Chegar atrasado pode deixar o vestibulando ainda mais nervoso", observa Fernanda.

    foto de Diego foto de Diego foto de Diego

    A vestibulanda de enfermagem, Daniela Porto Alves, já tem todo o roteiro preparado para o dia da prova. "Vou acordar mais ou menos cedo. Vou comer bem e dar atenção as mais fruta. Depois vou almoçar bem, mas de leve, nada muito pesado", revela e deixa sua dica.

    E lembre-se: a fiscalização das provas de vestibular da UFJF vai ser mais rígida. A digital dos estudantes será recolhida em todos os dias de prova e as salas devem ser filmadas ou fotografadas enquanto os candidatos resolvem as questões. Além disso, fica proibida a entrada de celulares nos locais de prova.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.