Estudantes de JF bem preparados Ao contr?rio do que se imagina, o n?vel de dificuldade da prova da UFJF
? maior do que os de universidades mais conceituadas

Marinella Souza
*Colabora??o
08/02/2008

Com o ano letivo come?ando, muitas s?o as d?vidas sobre o vestibular. Algumas s?o muito subjetivas e s? o candidato pode responder, outras, a equipe do portal ACESSA.com foi buscar junto a um profissional da ?rea de educa??o.

D?vida constante ?: a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ? realmente uma boa universidade? Sim, ?. Ela est? entre as melhores do pa?s e oferece um ensino de qualidade, segundo professores.

Acreditem ou n?o, alunos que se preparam para os vestibulares de universidades da regi?o encontram s?rias dificuldades quando v?m fazer a prova em Juiz de Fora porque os programas s?o diferentes.

Diretor de um cursinho pr?-vestibular e professor experiente, Jos? M?rio Brunelli Sosa (foto abaixo), conta que a UFJF tem buscado fugir da "decoreba". "A tend?ncia da universidade ? trabalhar as compet?ncias e habilidades espec?ficas do aluno, o que pressup?e provas muito bem elaboradas", avalia.

As outras universidades tamb?m apresentam provas bem elaboradas, mas com um conte?do diferente, portanto, dizer que o aluno de outras cidades tiram a vaga dos juizforanos ? mito. "Cada universidade trabalha um programa espec?fico e a tend?ncia ? que os col?gios treinem seus alunos para esse programa. Se a pessoa n?o se inteirar do programa da universidade pretendida, n?o vai se dar bem".

foto de Jos? M?rio O diretor afirma que ? muito importante o aluno saber o programa correto para poder complementar seus estudos. "N?o adianta tamb?m achar que s? porque est? preparado para Juiz de Fora que pode relaxar para as outras faculdades. Os programas de Literatura e Matem?tica, por exemplo, da Universidade de Vi?osa ? completamente diferente", ressalta.

Segundo o diretor, o programa do PISM tamb?m ? um grande dificultador na hora de preparar o aluno porque o programa ? totalmente diferenciado. N?o d? para seguir uma cole??o did?tica convencional. No cursinho em que trabalha, a solu??o encontrada foi montar um material onde s?o "pincelados" os conte?dos

O que fazer para se preparar para outras universidades?

"Fica dif?cil a gente preparar o aluno porque cada universidade trabalha um mesmo conte?do em uma s?rie diferente, e n?s n?o podemos pensar que os estudantes v?o tentar o vestibular s? em Juiz de Fora nem nivelar o ensino para os outros vestibulares, j? que nem 20% dos nossos alunos tentam fora daqui".

Apesar dessa dificuldade constatada, h? solu??o para quem n?o abre m?o de tentar vestibular em outras universidades, basta que o aluno se dedique com afinco. Segundo Jos? M?rio, a tend?ncia ? que os col?gios e cursinhos montem grade diferenciada para as outras universidades, ainda que mantenham o foco na UFJF.

foto de preteleira de livros "Normalmente fazemos aulas sobre os livros das outras institui?es, complementamos o programa com conte?dos que n?o caem na UFJF, mas est?o presentes nas outras para atender a demanda dos nossos alunos", comenta.

Para estar bem preparado para enfrentar um vestibular de outra universidade a principal dica ? disciplinar os estudos atrav?s de um hor?rio r?gido. "Sabemos que essa ? uma tarefa dif?cil de se cumprir, mas ? primordial, o aluno deve se esfor?ar", diz.

Al?m disso, o diretor ressalta a import?ncia de o aluno se estimular para o concurso porque a aprova??o ? o resultado de um trabalho bem feito. Com disciplina, dedica??o e calma, o desfecho dessa hist?ria n?o ser? outro sen?o o sucesso.

Jos? M?rio acredita que se o aluno mantiver uma rotina de estudo adequada e n?o ficar pensando em decorar a mat?ria, ele estar? muito bem preparado para qualquer vestibular. "A tend?ncia ? que todas as provas sejam mais contextualizadas, mas n?o h? uma regra, o grau de dificuldade das provas e o programa n?o s?o constantes".

E para quem ainda se questiona quanto ? qualidade do ensino superior da UFJF ou de qualquer outra universidade, o diretor arremata categ?rico: "as faculdades depende do aluno. N?o existe essa de ensino superior com n?vel de excel?ncia porque se o aluno n?o se dedica, n?o estar? bem preparado nem se tiver aula com o melhor professor do mundo".

Dicas para um bom desempenho nos outros vestibulares
Ilustra??o de livro
  • Preparar-se bem para a UFJF;
  • Procurar saber o programa da outra universidade e buscar o complemento;
  • Manter a mat?ria em dia - "aula dada, aula estudada", diz o diretor;
  • Elaborar e seguir um hor?rio rigoroso de estudo para se disciplinar em estudar;
  • Procurar se estimular para o concurso.

Jos? M?rio garante que "se organizando d? tempo para tudo, inclusive para estudar" e que o sucesso do aluno depende da vontade que ele tem de encarar o desafio de se aventurar em outras universidades.

*Marinella Souza ? estudante de Jornalismo na UFJF