mat?ria em audio

Comemora?es Afro-brasileiras No m?s da consci?ncia negra, missas, exposi?es e lan?amento de livro pretendem levar os juizforanos ? reflex?o

18/11/2006

Novembro ? o m?s da consci?ncia negra e para levar a sociedade juizforana ? reflex?o do assunto, a Arquidiocese de Juiz de Fora preparou uma programa??o especial para o m?s dedicado a cultura negra.

No dia 22 de novembro, quarta-feira, acontece a abertura de exposi??o Arte Afro, que retrata a cultura e a valoriza??o da ra?a. Realizado desde 2000, o evento traz pe?as de artistas negros da cidade, como quadros, esculturas, m?scaras, livros hist?ricos, trabalhos artesanais e trajes afros. Durante a exposi??o, a pesquisadora Rita F?lix lan?a seu novo livro, entitulado "O Negro". A abertura do evento acontece ?s 19h, com entrada franca, no Col?gio Jesu?tas.

Na pr?xima segunda, dia 27 de novembro tamb?m vai ser celebrada uma Missa Afro-brasileira na Catedral Metropolitana. A missa se difere das outras, porque possui o rito romano, mas ? incorporada com elementos afro-brasileiros.

S?mbolos da cultura negra, por exemplo, constituem uma diferen?a da celebra??o. Os alimentos ofertados s?o divididos entre todos os participantes da missa. Isso porque, de acordo com a tradi??o africana, os negros levavam comidas para serem partilhadas em suas festas.

O paramento usado pelo padre durante a celebra??o tamb?m pretende fazer uma homenagem ao m?s da consci?ncia negra. A t?nica e a estola se destacam pelas cores fortes, em tons alegres, que simbolizam a cultura afro.

Leia mais!