Gl?ucio Monte-M?r chega ao p?dio em corrida de cem quil?metros

Por

Gl?ucio Monte-M?r chega ao p?dio em corrida de cem quil?metros
Segunda-feira, 29 de abril de 2013, atualizada às 11h43

Gláucio Monte-Mór chega ao pódio em corrida de cem quilômetros

Raphael Placido
Repórter

No último sábado, 27 de abril, o corredor juiz-forano Gláucio Monte-Mór (foto ao lado) conquistou o 5º lugar geral na Ultramaratona de Praia Grande (SP). Cerca de 60 atletas de elite percorreram cem quilômetros, em uma prova exaustiva, que ainda teve o calor como inimigo. Em alguns momentos, chegou a fazer 30º C. Esta foi a primeira ultramaratona de Gláucio, que concluiu as 250 voltas da pista de atletismo em 10h10m.

Bastante satisfeito com o resultado, que o levou ao pódio, Gláucio conta que a manutenção da programação foi responsável pelo resultado. "Fiz tudo dentro do programado. Consegui comer quando devia, e até onde o calor deixou, na metade da prova, mantive o ritmo preestabelecido de 2'12'' por volta", explica.

O foco no que havia sido treinado fez com que o juiz-forano ficasse para trás no início da prova. "Por fazer questão de manter meu ritmo, fiquei bem atrás na largada. Cheguei a estar em 20º, 25º, mas o pessoal foi quebrando. Quem largou muito na frente sentiu. Tomei várias voltas dos líderes no começo, mas não saí dos 2'12''. Fiz questão, também, de correr bem no cantinho da raia 1. Ninguém me tirou dali", afirma.

Novato na disputa, Gláucio destaca o fato de ter competido contra corredores experientes. "Havia corredores com 14 provas de 100 km no currículo. Alguns já haviam corrido o tradicional Iron Man e provas de 48 horas. A maioria já se conhecia, e ninguém lá sabia quem eu era. Os três primeiros colocados estavam em um nível muito acima; cheguei a ocupar a 4ª colocação em um momento, mas no final administrei o pódio", afirma.

Animado com a experiência, o atleta quer repetir a dose no ano que vem. Além disso, ele estuda disputar outras duas provas ainda mais desgastantes em breve. A ideia é, no fim do ano, correr uma prova de 12 horas. Há, também, a possibilidade de Gláucio competir em uma prova de 24 horas em 2014. Nesse tipo de competição, o vencedor é o que conseguir percorrer a maior distância.