Juiz de Fora - MG

Quarta-feira, 1 de setembro de 2010, atualizada às 14h30

Audiência Pública tira dúvidas da população sobre as eleições

Pablo Cordeiro
Repórter

Na próxima sexta-feira, 3 de setembro, uma audiência pública será realizada na sede da Justiça Eleitoral, a fim de esclarecer dúvidas e orientar o eleitor quanto as eleições 2010. Estarão presentes os seis juízes eleitorais da região, que irão propor reflexões sobre questões relativas à ficha limpa dos candidatos e prestar esclarecimentos sobre a importância em não se vender o voto. A audiência ocorre às 9h. A Justiça Eleitoral fica na rua Osório de Almeida, 425, bairro Poço Rico.

De acordo com a técnica judiciária, Vilma Sinnott, o encontro é importante, já que, frequentemente a Justiça Eleitoral recebe solicitação de dúvidas. "Às vezes, a pessoa não sabe o significado da ficha suja, não sabe como consultar a vida do candidato, quais trabalhos ele desenvolve ou se já foi reeleito. Sobre a venda do voto, a conscientização serve para alertar que a troca do favor prejudica toda a população e não traz benefícios apenas para uma pessoa." Em 2008, nas eleições municipais, uma audiência similar foi realizada.

Setenta mil na troca de título

O atendimento para a retirada de segunda via do título de eleitor e para a troca de zona de votação, devido ao rezoneamento, está ativo no local e o novo documento é retirado na mesma hora. Para a segunda via, o documento necessário é a carteira de identidade e o prazo final é 23 de setembro. Segundo Vilma, cerca de 20 atendimentos dessa natureza são efetuados diariamente.

O rezoneamento também é feito na hora, com o eleitor apresentando a carteira de identidade e o título anterior. Cerca de 70 mil eleitores não foram buscar os títulos que passaram pelo rezoneamento, incluindo pessoas dos distritos de Sarandira e Caeté, e dos municípios de Belmiro Braga e Coronel Pacheco. "É bom lembrar que os eleitores que não tiverem a quitação eleitoral não podem participar de concursos públicos e renovação de passaportes, entre outras penalidades", ressalta Vilma.

Nos dias de semana, o polo abre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 12h às 18h, e às quartas-feiras, das 8h às 17h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.