Juiz de Fora - MG

Segunda-feira, 25 de outubro de 2010, atualizada às 15h55

JF tem 360 presos provisórios e adolescentes aprisionados cadastrados para votar no segundo turno

Aline Furtado
Repórter
Urna eletrônica

Juiz de Fora tem 360 presos provisórios e adolescentes em medidas socioeducativas cadastrados para votar no segundo turno das eleições 2010, marcado para o próximo domingo, 31 de outubro, e que vai decidir quem ocupará o cargo da presidência da República.

Contudo, o número não representa o contingente de votos a serem registrados, já que, como se tratam de presos provisórios, alguns podem ter sido liberados desde o período em que o cadastramento foi efetuado.

"Nestes casos, o cadastro foi transferido automaticamente para o local de votação de origem deste eleitor", explica a servidora da Justiça Eleitoral, Alessandra Cristina Roux Medeiros.

Dos 360 cadastrados na cidade, 29 são adolescentes internos no Centro Socioeducativo, 286 presos provisórios do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp) e 45 são presos provisórios da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. No primeiro turno das eleições, o número de votos válidos registrados nas três unidades foi equivalente a 152.

Entre os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições, Dilma (PT) teve a preferência da maioria dos acautelados, recebendo, no primeiro turno, 72 votos, contra dez de José Serra (PSDB). Os outros votos válidos ficaram divididos entre outros candidatos, brancos e nulos. No Centro Socioeducativo, durante o primeiro turno, 14 dos 29 cadastrados participaram do pleito. Ao todo, foram nove votos para a então candidata Marina Silva (PV), três para Dilma, um branco e um nulo.

No Ceresp, dos 286 cadastrados, 114 votaram. A maioria, um total de 50 eleitores, votou na candidata do PT, doze votaram em Marina Silva, nove no candidato Serra, um no então candidato Eymael (PSDC), um no então candidato José Maria de Almeida (PSTU), além de terem sido computados 34 votos em brancos e sete nulos. Dos 45 cadastrados para votar na penitenciária, 24 participaram da votação. A candidata mais votada foi Dilma, com 19 votos, além de um voto para José Serra e quatro nulos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.