Quinta-feira, 22 de abril de 2010, atualizada às 15h14

Movimento é intensificado no Polo de Atendimento ao Eleitor

Clecius Campos
Repórter

O movimento no Polo de Atendimento ao Eleitor de Juiz de Fora está cada vez mais intenso. Segundo dados do Foro Eleitoral, de 1º a 20 de abril, 3.900 atendimentos, incluindo transferência de domicílio eleitoral — de outro município para Juiz de Fora —, revisão — mudança do local de votação dentro da cidade — e alistamento, foram realizados. A data limite para protocolar os pedidos a tempo de participar das Eleições 2010 é 5 de maio.

A procura é considerada intensa pela técnica judiciária, Vilma Sinnott. "A tendência é de que o movimento seja ainda maior próximo da data limite. Nessa época, a fila é inevitável. A dica é vir o quanto antes." Em Juiz de Fora, os atendimentos agendados via internet, por meio do programa Título Net, estão suspensos. O motivo é o grande número de pedidos. "De qualquer forma, as pessoas precisariam confirmar as informações presencialmente, o que não diminui as filas."

Para atender o maior número de pessoas possível, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) determinou que haverá atendimento ao público no sábado, dia 1º de maio, e no domingo, 2. Quem for tirar o título eleitoral pela primeira vez deve estar munido de documento de identidade, comprovante de residência e CPF. Maior de dezoito anos e do sexo masculino deve levar também o comprovante de quitação militar.

Para a transferência de domicílio e a revisão, a pessoa deve ter em mãos os documentos acima e o título eleitoral. Eleitores das cidades de Belmiro Braga, Chácara e Coronel Pacheco — também atendidos em Juiz de Fora — precisam apresentar os documentos originais e uma cópia de cada. O Polo de Atendimento ao Eleitor funciona na rua Osório de Almeida 425, no bairro Poço Rico, em frente ao Cemitério Municipal.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes