Marcos Sarquis Hallack Triatleta juizforano j? possui 12 anos de carreira e est? se preparando
para a primeira disputa no Ironman Brasil

S?lvia Zoche
Rep?rter
13/04/2006

A contagem regressiva para o triatleta Marcos Sarquis Hallack, 26, j? come?ou. Em maio, deste ano, ele vai participar, pela primeira vez, do Ironman Brasil, em Florian?polis.

O treinamento j? come?ou e ? bem puxado, afinal, ele ter? que nadar 4km no mar - o percurso ? formato de 'M' -, depois sai direto para os 180km de bicicleta e pra fechar, 42 km de corrida. "Essa ? a parte que eu considero o Ironman de verdade", diz o triatleta.

Ele calcula que na primeira parte, vai fazer em 55 minutos, a segunda entre cinco horas e cinco horas e meia e, na ?ltima, tr?s horas e 20 minutos. "Nossa, se eu fizer em 3h20 vai ser ?timo", declara. Somando tudo, ser?o quase dez horas de prova. J? imaginou o que ? isso?

Alimenta??o e hor?rios regrados nem precisa comentar, porque s?o de lei. Com 1,74 de altura, Marcos est? pesando 64kg, atualmente. "J? inclu? at? suplementa??o alimentar, porque com a prepara??o eu emagreci, mas n?o estou fraco, o que ? muito importante. Como de tr?s em tr?s horas, bastante fruta, pouca carne vermelha, n?o como fritura...", diz.

Mesmo com a expectativa e ansiedade pelo Ironman, o que deu a seguran?a em participar deste campeonato foi o 5? lugar no Campeonato Brasileiro de Longa Dist?ncia, de 2005, em Florian?polis, que ainda lhe rendeu uma vaga na Sele??o Brasileira de Longa Dist?ncia no Mundial da Dinamarca, no mesmo ano (foto ao lado). "Fui o 2? melhor atleta sul americano e o 41? do mundo", ressalta. Foram quase dois mil atletas participantes. E o que isso tem a ver com o Ironman Brasil? As dist?ncias s?o bem pr?ximas: 4km de nata??o (a mesma do Ironman), 120km de ciclismo (a do Ironman ? 180km) e 30 km de corrida (no Ironman s?o mais 12km).

Outro destaque, para o triatleta, foi o 5? lugar que conquistou no Campeonato Brasileiro de Longa Dist?ncia, em 2005, disputado em Florian?polis. "Pelas dist?ncias, ? um 1/2 Ironman: 2km de nata??o, 90 de ciclismo e 21 de corrida", lembra.

Na segunda semana de abril deste ano, Hallack foi ? Ubatuba na 1? etapa do 1/2 Ironman. Foi o oitavo melhor colocado entre os brasileiros e 12? lugar geral. "Tinham atletas do Canad?, Alemanha, Inglaterra, Argentina e Austr?lia. Quando a premia??o ? alta, vem atletas de v?rias partes do mundo", conta. No dia 23 de abril (domingo), Hallack vai competir na 2? etapa do Ranking Trof?u Brasil de Triathlon, em S?o Paulo. No total, s?o sete etapas nas principais capitais do Brasil.

Quanto ?s Olimp?adas, Hallack montou uma t?tica. "Como estou treinando forte para os campeonatos de longa dist?ncia, isso cria um alicerce, uma base forte. Na pr?xima Olimp?ada, diminui a dist?ncia e ganho em velocidade e a? vai dar pra brigar por uma vaga", explica.

Seu treinador atual ? ele mesmo. "Faz dois anos que monto meu treino por conta pr?pria", diz. Ele j? teve tr?s treinadores diferentes, mas, atualmente, al?m da experi?ncia de 12 anos de triatleta, ele est? quase se formando na faculdade de Educa??o F?sica. Mas vive da profiss?o de triatleta somente h? tr?s anos. "Vi que estava com uma bagagem legal, com experi?ncia e atletas come?aram a me procurar pedindo para ser o treinador deles", conta.

Mesmo assim, algumas vezes, Hallack n?o consegue participar de todos os campeonatos. Ano passado, por exemplo, ele n?o conseguiu completar todo o ranking nacional. "O custo ? alto, as inscri?es s?o caras, tem hospedagem, alimenta??o, viagem... S?o v?rios fatores que nem sempre d? pra bancar", explica.

E ainda chama a aten??o pra uma coisa. "N?o ? legal o atleta ir para o campeonato pensando em ganhar o pr?mio que vai bancar outra competi??o. A id?ia n?o ? essa". E completa dizendo que se para os atletas os gastos s?o altos, pra empresa que patrocina o custo ? m?nimo. "Tenho dois patrocinadores e alguns apoios, que s?o importantes pra mim. As pessoas t?m que perceber que quando estou competindo fora, estou representando Juiz de Fora. O que cada um puder ajudar, j? d? uma estrutura", enfatiza. Ele lembra que Minas Gerais n?o possui nenhuma lei que d? vantagens financeiras para as empresas patrocinarem esportistas. "? por isso que sou um atleta federado no Rio".

In?cio da carreira

Aos 12 anos, j? participava das corridas r?sticas em Juiz de Fora. At? que aos 14 anos, um primo que se inscreveu em um 1/2 Ironman foi sorteado pra participar da maratona no Hava?. "Quando ele voltou e me mostrou a fita... Nossa! Eu vi que era aquilo que eu queria", conta. Foi, ent?o, que o primo o inscreveu em um short triathlon, com o seguinte percurso: 50m de nata??o, 20km de ciclismo e 5km correndo. "S? tive um m?s pra me preparar".

No ano seguinte, em 1995, Hallack come?ou o treino com o t?cnico do triatleta Leonardo Casadio e, j? no mesmo ano, participou do Campeonato Mundial do M?xico, na categoria de 12 a 14 anos. A partir da?, nunca mais parou. Bem, s? pra fazer o vestibular. Fez Direito, em Juiz de Fora, mas quando estava no 3? per?odo, surgiu uma oportunidade na carreira de triatleta, em Niter?i e conseguiu transfer?ncia pra outra institui??o. "Cheguei a fazer est?gio no Procon de JF, em escrit?rios de advocacia... Hoje, sou formado. S? que era a minha".

Realmente, sua paix?o ? a carreira de triatleta e diz que deve muito ao amigo Thiago Machado, que faleceu em 2005, durante um treino. "Ele ? importante e um amigo, sempre".

Campeonatos

Veja os principais campeonatos que o bicampe?o Pan-Americano de Triathlon (categoria amador), Marcos Hallack, participou em 2005 e as pretens?es do triatleta para 2006, 2007 e 2008:

2005

Campeonato Brasileiro de Longa Dist?ncia - Florian?polis (SC) - 5? lugar

Campeonato Mundial de Longa Dist?ncia - Fredericia (Dinamarca) - 41? lugar e 2? melhor sul americano

1/2 Ironman Pirassununga (SP) - 9? lugar e 7? Brasileiro

Campeonato Carioca de Aquathlon (RJ) - 3? lugar

Copa Sudeste de Triathlon - Rio de Janeiro (RJ) - 6? lugar na categoria profissional

Travessia dos Fortes - Rio de Janeiro (RJ) - 3? Master A


2006

Ironman Brasil - Florian?polis (SC)

Ranking Trof?u Brasil de Triathlon (7 etapas)

Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Dist?ncia - Vit?ria (ES)

1/2 Ironman de Bras?lia (DF)

1/2 Ironman de Pirassununga (SP)

Ironman do Hava?


2007

Jogos Pan-Americano - Rio de Janeiro


2008

Jogos Ol?mpicos de Pequim (China)


Fonte: www.marcoshallack.com