La?s Lery, atleta revela??o de karate Jovem se prepara para buscar medalhas nos campeonatos que come?am em maio e revela o sonho: conseguir ir para o Mundial no Jap?o

Daniele Gruppi
Rep?rter
31/03/2008

La?s Lery, 18 anos, come?ou a se interessar por karat?, quando tinha dez anos de idade. Incentivada por uma amiga come?ou a fazer aulas e n?o parou mais. Atualmente, ? considerada uma das atletas revela??o em Juiz de Fora.

Ela acumula t?tulos importantes na carreira, com o Tricampeonato Mineiro, Vice-Campeonato Brasileiro e Campeonato Kata Kumite. No Sulamericano, realizado em 2007, no Uruguai, conquistou duas medalhas de ouro.

Uma das maiores incentivadores de La?s ? a m?e Luciene Lery que, de tanto acompanhar e vibrar pela filha, acabou apanhando o gosto pelo esporte e come?ou a treinar, em 2000. "Quando era crian?a queria fazer jud?, mas minha fam?lia achava que era coisa de menino e fui fazer bal?. A arte marcial ficou como uma frustra??o na minha vida e, atrav?s de La?s, descobri o esporte que realmente gosto", conta a m?e.

Segundo La?s, quem n?o conhece o karate pode achar que o esporte ? violento, mas o princ?pio b?sico da luta ? que n?o existe o primeiro golpe, ou seja, n?o ? uma luta ofensiva e sim de defesa. "O esporte veio do Jap?o e prega como filosofia a serenidade, o respeito e a humildade n?o s? nos campeonatos como na vida".

Para ela, um bom karateca precisa ter garra, perseveran?a e concentra??o. La?s treina quatro vezes por semana, intensificando os exerc?cio, quando as competi?es se aproximam, e d? aulas tamb?m. "Karat? ? tudo na minha vida eu respiro o esporte. N?o pretendo parar nunca de pratic?-lo".

Foto de La?s Lery e irm?o com medalhas Foto de La?s Lutando em uma competi??o Foto de la?s, o t?cnico e a m?e

Um dos seus ?dolos ? o t?cnico da sele??o mineira Rousimar Neves, que al?m de seu professor ? colega na Sele??o Brasileira. A jovem ressaltou tamb?m nomes como Ronaldier Nascimento e Lyoto Machida. Em rela??o ? alimenta??o, ela diz n?o se preocupar muito, mas em ?poca de disputas toma alguns cuidados para n?o ganhar peso e perder a agilidade.

La?s Lery concilia o karate com a Faculdade de Comunica??o. "Estou no primeiro per?odo e me interesso bastante por fotografia". Ela confessa que tem outra modalidade fazendo sua cabe?a. "Jogo futsal e sou goleira", mas avisa: "esse esporte ? s? distra??o mesmo, s? nas horas de lazer".

Pr?ximos passos

La?s, atualmente, se prepara para o Campeonato Brasileiro JKA, que vai acontecer em S?o Paulo, no dia 11 de maio. A competi??o garante vaga para o Sulamericano, cujo pa?s sede vai ser o Chile, nos dias 27 e 28 de setembro. Ela tamb?m vai buscar uma medalha no Mineiro, nos dias 14 e 15 de junho, em Juiz de Fora, e no Campeonato Brasileiro CBK, no m?s de julho, em Salvador.

A meta da jovem ? conseguir ir para o Mundial no Jap?o, em 2009. "? a maior competi??o de karate e todos os atletas querem ir. J? falo japon?s, acho que n?o vou encontrar dificuldades". Luciene Lery afirma que vai junto. "Acompanho sempre. V? se vou deixar minha filha sozinha fazer uma viagem dessa".

Em 2009, La?s Lery muda de categoria, da juvenil vai passar a lutar pela adulta. "Estou no topo na juvenil e a? vai zerar tudo. Vai ser preciso que eu conquiste tudo de novo",