Juizforanos são campeções no Futebol de Cinco nas Paraolimpçadas Escolares

Por

Sexta-feira, 10 de setembro de 2010, atualizada às 15h11

Juizforanos são campeões no Futebol de Cinco nas Paraolimpíadas Escolares

Clecius Campos
Repórter

A equipe Minas Gerais foi a campeã das Paraolimpíadas Escolares na modalidade Futebol de Cinco, para jogadores cegos. O time, que conta com dois atletas juizforanos, Carlos Cristiano Paradello, 17 anos, e Felipe Marques Tavares, 18, venceu a equipe da Paraíba por 7 a 1 e levou a medalha de ouro na competição. O jogo ocorreu na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, em São Paulo.

O treinador Leonardo Lima afirma que embora o placar tenha sido elástico, a partida foi bem disputada. "O time da Paraíba é ótimo. O jogo começou forte, mas nossa equipe se encaixou melhor no segundo tempo e levou o título." A vitória é comemorada não só no viés esportivo, mas também na perspectiva dos direitos humanos.

"O maior ganho é despertar a motivação e elevar a autoestima desses atletas. A vitória é uma mostra de que todos podem lutar por sonhos, não só no esporte, mas também por realizações na vida. É um incentivo para batalhar pelos objetivos." Lima espera que a medalha de ouro seja um incentivo para que mais pessoas com deficiências ingressem na prática de esportes. "Esta é a grande intenção do Comitê Paraolímpico Brasileiro: iniciar o quanto antes a prática esportiva. Com o resultado nas mãos, vamos fazer de tudo para divulgar o projeto [Visão no Esporte, uma parceria entre a Associação dos Cegos e a Secretaria de Esporte e Lazer] e atrair mais deficientes."

O jogador Carlos Cristiano Paradello, 17 anos, diz estar emocionado com a vitória. "Ganhar o ouro foi muito gratificante. Mais do que isso, a união do grupo dentro e fora da quadra foi o principal ganho. O resultado foi consequência do nosso esforço." Esta foi a primeira vez que Paradello participou de uma competição. "Foi ótimo, pois aprendemos a lidar com adversários. Nos treinamentos estamos entre amigos, a disputa é mais amena." O maior ensinamento, porém, é de que os sonhos podem ser realizados. "Cada um de nós tem um sonho. A vitória é só um degrau para que possamos alcançar nossos objetivos." Paradello pretende continuar com os treinamentos no Futebol de Cinco.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken