O curioso caso de M?rio Hel?nio

Ailton Alves Ailton Alves 26/01/2009

Foto do Est?dio
Municipal Como Benjamin Button (o personagem do filme de David Fincher, que deve roubar a cena na pr?xima cerim?nia do Oscar), M?rio Hel?nio (o nosso est?dio) parece que tamb?m retrocedeu no tempo. S? hoje, aos 20 anos de idade, descobrimos que temos defeitos antigos, de nascen?a, de quando ainda t?nhamos a mais tenra exist?ncia. S?o 16 esses defeitos, que quase nos impedem de sermos grandes, ou de jogar contra os grandes. E se isso fosse pouco, ainda estamos perdendo a beleza, ? medida que rejuvenescemos.

Quando velhos, nunca precisamos de placar eletr?nico. Estava bom e charmoso o marcador manual (Tupi x Visitante), com o caminhar do menino do placar, com o numeral ? m?o. Dia desses, agora que estamos jovens, ganhamos um presente (de grego), uma pe?a usada vinda dos nossos amigos de Belo Horizonte. Est? l?, jogado ?s tra?as, atrapalhando o caminho dos atletas para o vesti?rio, o tal do placar eletr?nico.

Quando velhos, nunca precisamos de prote??o para as chuvas. O relato da hist?ria de alguns grandes jogos do Galo, para o mal e para o bem, vem sempre acompanhado desse componente das ?guas. Choveu a c?ntaros (como se diz na Galil?ia) naquele jogo do Sampaio Corr?a, na estr?ia de M?ller e na recente conquista da Ta?a Minas. Em Macondo, a cidade de Garcia Marques, choveu durante quatro anos, 11 meses e dois dias, e isso n?o atrapalhou em nada os cem anos da solid?o. Agora, com a juventude batendo ? porta, ganhamos um telhado que pode impedir gripe mas nunca manter a est?tica de quem olha o est?dio de longe.

Quando velhos, nunca precisamos isolar a torcida advers?ria com muro de concreto - embora nos dias de hoje isso n?o seja anormal (toda cidade tem ou teve seu muro, de Berlin a Gaza).

Mas a verdade ? que estava bom o cord?o humano de policiais, como isolamento - isso, al?m de seguran?a, nos dava o prazer s?dico de ofender a torcida rival nas barbas das autoridades. Agora, quando jovens, ganhamos a crueldade de colocar quem torce para o outro time entre dois muros de concreto.

Mas, esse rejuvenescimento deve ser exig?ncia da pr?pria juventude. Talvez seja o tal bem dos tempos. N?s, os velhos, ? que complicamos as coisas, n?o entendemos direito essa coisa chamada modernidade.

Benjamin Button nasce aos 80 anos e encontra o auge da beleza, maturidade e felicidade aos 43 anos de idade. Essa informa??o pode servir para dar o Oscar a Brad Pitt e tamb?m para prever a vida ?til do M?rio Hel?nio. Nascemos aos 63 anos. Como nunca fomos t?o belos, maduros e felizes como em 2008, o nosso est?dio vai at? 2051.

***

Escrevo antes da estr?ia do Tupi no campeonato mineiro. Que ansiedade! Que ang?stia! Sonhos misturados com pesadelos. Ganhamos, perdemos, empatamos? De qualquer forma, faltam 17 jogos e 97 dias para o Galo ser campe?o mineiro.

Ailton Alves ? jornalista e cronista esportivo
Saiba mais sobre Ailton, clicando aqui!

Sobre quais temas da ?rea de Esportes voc? quer ler nesta se??o? O jornalista e cronista esportivo Ailton Alves aguarda suas sugest?es no e-mail esporte@acessa.com