Ailton Alves Ailton Alves 23/3/2009

Houve uma vez um outono

Foto do escudo do Tupi e do Uberl?ndia junto a folhas secas, indicando o ano de 2002 No final de mar?o ou in?cio de abril de 2002 (n?o me lembro bem ? era outono, no entanto, com certeza), o Tupi Futebol Clube fez o seu melhor jogo contra o Uberl?ndia da sua hist?ria: vit?ria de 4 a 1, na casa do advers?rio. Recordo disso hoje porque ? claro - estamos chegando de l?, do Tri?ngulo Mineiro, com o empate contra o Uberaba na bagagem e no aguardo de uma partida decisiva contra o Uberl?ndia, nesta quarta-feira, no M?rio Hel?nio. Mas as lembran?as vem, principalmente, porque o t?cnico carij? naquela partida era Welington Fajardo, hoje treinador dos verdes do nariz de Minas e, portanto, o inimigo de agora.

Nunca tivemos tanta certeza de uma vit?ria como naquele outono. Nos bares, no Cal?ad?o da Rua Halfeld, nas reda?es dos jornais, nos recantos de Santa Terezinha e at? nas hostes inimigas n?o se anunciava outra coisa sen?o o triunfo em Uberl?ndia ? que afinal veio. E a explica??o para esse nosso pecado da soberba tinha nome e sobrenome: Welington Fajardo, o t?cnico que nunca perdia, que, na altura daquela partida, nunca havia conhecido uma derrota ? frente do Galo.

Hoje, depois que a terra girou mais sete vezes sobre o seu eixo e ? de novo outono j? n?o temos certeza de nada. O futebol e a vida andam t?o med?ocres que nem isso mais ? poss?vel. N?o podemos mais acreditar nas coisas, por mais cristalinas que sejam.

Diante dessa caracter?stica, da imprevisibilidade danosa dos fatos, s? nos resta aguardar. Sabemos de antem?o que ? preciso vencer ? s? isso leva o Galo ? segunda fase do Campeonato Mineiro. E ? de conhecimento geral tamb?m que o placar final de Am?rica x Uberaba, no Est?dio Independ?ncia, ? o ?nico outro resultado que nos interessa ? ? o que vai definir se ficaremos na 7? ou na 8? coloca??o, e se pegaremos Atl?tico ou Cruzeiro.

Tens?o e decis?o ? parte, Welington Fajardo ser? ? ? poss?vel arriscar ? o personagem do jogo. N?o acredito em hostilidade dos carij?s, nada nem de longe parecido com o que aconteceu com Moacir J?nior, o t?cnico dos democratas de Governador Valadares. Welington tem outra hist?ria com a cidade e com Santa Terezinha.

Os carij?s ficar?o em paz com ele, mas, se der, gostar?amos muito que Welington Fajardo sa?sse do M?rio Hel?nio, nesta quarta-feira, como o personagem do filme Houve uma Vez um Ver?o: aquele que viveu v?rias esta?es do ano mas que s? tem espa?o na sua mem?ria para o ver?o de 42 ? no nosso caso, o outono de 2002, quando ele comandou o Galo naquele 4 a 1 contra o Uberl?ndia.

*******

Vasco 4 x 1 Botafogo e Vasco 2 x 0 Flamengo. Afinal, quem ? segunda divis?o?

*******

H? tr?s jogos, o Cruzeiro n?o vence uma partida pelo campeonato mineiro. H? tr?s jogos que o Atl?tico s? vence. Resultado: Galo da capital ? o novo l?der. Afinal, quem manda no futebol das Gerais?

********

Ronaldo ? um fen?meno e Neymar, dizem, ? um novo Pel?. Ent?o, o que o Dentinho estava fazendo ontem, roubando a cena, no jogo entre Santos e Corinthians?

Ailton Alves ? jornalista e cronista esportivo
Saiba mais sobre Ailton, clicando aqui!

Sobre quais temas da ?rea de Esportes voc? quer ler nesta se??o? O jornalista e cronista esportivo Ailton Alves aguarda suas sugest?es no e-mail esporte@acessa.com