Lucas Soares Lucas Soares 17/06/2013

Em tempos de protestos, paz no futebol: Brasil estreia com vitória na Copa das Confederações

neymarComeçou neste fim de semana a Copa das Confederações do Brasil 2013. O evento, que precede a Copa do Mundo, reúne os campeões continentais, o último campeão da Copa do Mundo e o país sede.

No sábado, 15, o Brasil estreou com vitória sobre o Japão, 3 a 0, no Mané Garrincha, em Brasília. Os gols da partida foram marcados por Neymar, que voltou a brilhar pela Seleção, Paulinho e Jô. A seleção fez sua parte, principalmente porque agora tem dois adversários complicados pela frente, México e Itália. Estas seleções se enfrentaram ontem (16) e o jogo terminou com vitória dos italianos por 2 a 1.

É verdade que o Japão não apresentou perigo algum ao Brasil. Dominado do início ao fim da partida, os asiáticos foram massacrados pela forte marcação da nossa seleção, principalmente na segurança de Luiz Gustavo. A velocidade e precisão de Neymar e Oscar infernizaram a defesa japonesa. Mal no jogo mesmo foi Daniel Alves, que não consegue repetir as mesmas atuações que tem atuando pelo Barcelona.

Quem também se deu bem e começou com vitória foi a Espanha. A campeã do mundo venceu o Uruguai por 2 a 1 na noite de domingo. Pra fechar a primeira rodada, Taiti e Nigéria se enfrentam hoje no Mineirão.

Vaias e protestos contra a Copa

Algo que vem marcando a rotina da Copa das Confederações são os protestos que o brasileiro vem fazendo. Estes protestos que se generalizaram, mostram a insatisfação de uma parcela da população que está cansada de pagar impostos caríssimos, de assistir passivamente à superfaturamentos de obras, de mensalões e privatizações. Na estreia do Brasil, a presidente Dilma e o presidente da FIFA Joseph Blatter ouviram uma sonora vaia quando foram discursar. Os tempos estão mudando por aqui.

Se quiser um Brasil mais justo, faça a sua parte. Mas sem violência!


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e apaixonado por futebol. Atualmente, é aluno de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora, Diretor de Mídias Sociais da Agência Ethos e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - Brasil estreia com vit?ria na Copa das Confedera?es