• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Deimersom Pereira Frazão Deimersom Frazão 14/08/2013

    Treinamento Funcional! Isso é realmente tão bom como falam?

    terinamentoBom, em evidência ultimamente, está o chamado "Treinamento Funcional", mas afinal do que se trata esta modalidade? Elucidarei alguns pontos importantes sobre tal.

    Embora pareça ser recente, o "Treinamento Funcional" é parte da história desde os homens primitivos, se pensarmos que pela sobrevivência da espécie em tempos remotos, era exigida toda a funcionalidade do corpo humano. Historicamente também fez parte dos treinos de soldados na Grécia Antiga e também pelos gladiadores romanos da antiguidade.

    Um dos princípios básicos desta modalidade, é o envolvimento de vários grupos musculares durante a execução de um exercício, o não isolamento (algo comum em alguns métodos de treino de força muscular) de determinado músculo, incita o trabalho mais amplo, completo, estimulando o praticante a uma universalidade durante sua atividade física.

    Com isso, busca-se sempre uma melhor adaptação da sua prática de atividade física a situações que podem ocorrer durante seu cotidiano, como agachar, puxar, empurrar, levantar, pular, girar, correr, subir escadas, carregar um peso em casa, entre outras situações recorrentes no nosso dia a dia.

    Procura-se sempre manter o equilíbrio corporal para otimizar determinadas e genéricas ações requeridas ao nosso corpo. O fortalecimento muscular principalmente da região do core (abdômen, lombar, quadris) focaliza sempre na manutenção da postura e fortalecimento de musculaturas indispensáveis para a saúde, o rendimento e a sobrevivência humana. Se pensarmos que o simples fato de caminharmos, sentarmos em uma cadeira, e abaixarmos para pegar um objeto seja ele pesado ou não, por exemplo, envolve uma cadeia complexa de movimentos articulares e contrações musculares, quanto mais estivermos preparados para as intempéries diárias nas quais somos sujeitados e seremos (ainda mais com o avanço da idade), mais preparados estaremos para que não haja nenhum tipo de lesão em um movimento aparentemente "normal e sem riscos".

    O "Treinamento Funcional" é também utilizado muito frequentemente na preparação de atletas, exercícios que simulam o movimento requerido durante a realização esportiva, (como um lutador que precisa agachar, empurrar, agarrar e levantar o seu oponente em uma única e rápida ação), fazem parte da simulação de uma ação que será requerida.

    Materiais alternativos ao tradicional método de treinamento de força (musculação) são utilizados como: Fit Ball, mini-trampolim, fita de suspensão, elásticos, medicine ball, plataformas de desequilíbrio, entre uma infinidade de outros materiais que podem ser usados.

    Procure um profissional de Educação Física capacitado e pergunte mais a ele sobre a alternativa de se fazer um treino como esse, com certeza, a dinamicidade e o alto grau de adaptação do método que pode ser aplicado tanto em alto rendimento quanto em iniciantes, irá abrir seu olhar para a realização de atividades que otimizaram seu treino e sua rotina diária, lhe proporcionando bem-estar, físico e mental.


    Deimersom Frazão é Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se graduou. Personal Trainer, atuando também como consultor em empresas e academias, professor de ginástica com diversas capacitações e certificações internacionais.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.