Literatura vestibular UFJF 2007

Por

Os segredos para uma boa nota em Literatura Estar atualizado, ter boa leitura e saber contexto hist?rico
das obras ? fundamental para um boa prova

Thiago Werneck
Colabora??o
27/07/2007

Prova de Literatura no vestibular ? sin?nimo de livros a serem lidos. Na Universidade Federal de Juiz de Fora, (UFJF) s?o onze obras de diferentes escolas liter?rias que deixam muitos estudantes perdidos na hora de estudar. O ideal ? ler todas, mas e se n?o der tempo? Ser? que os resumos s?o suficientes para uma boa prova?

Para a professora de literatura, Tatiana Franca Rodrigues (foto abaixo), nem mesmo a leitura de todas as obras garante boas notas. "Primeiro, o aluno deve saber em qual movimento liter?rio de ?poca se enquadra cada livro. Essa defini??o para saber se o livro ? do romantismo, se ? realista, modernista, naturalista ou qualquer outra escola liter?ria ? essencial", destaca.

Al?m disso, ter o h?bito de leitura e estar sempre atualizado com as not?cias do dia-a-dia fazem a diferen?a nas quest?es.

Segundo Tatiana, as provas da UFJF cobram cada vez mais a vis?o cr?tica e interpreta??o dos alunos. "As quest?es sobre as obras se relacionam com algum contexto hist?rico ou da atualidade. Por isso, o estudante deve gostar de ler e ter esse h?bito. Se ele reunir esses elementos, levar as d?vidas para sala de aula e fizer exerc?cios da mat?ria, far? uma excelente prova", avalia.

A professora de literatura, Maria Laura M?ller da Fonseca (foto abaixo), concorda que essa base de leitura e atualiza??o ? essencial para o aluno, mas discorda quando questionada sobre a import?ncia de se enquadrar as obras em cada estilo da literatura.

"A banca de Juiz de Fora n?o ? muito estil?stica. Ultimamente as quest?es t?m sido muito ligadas ?s provas de portugu?s. Quem interpreta bem o texto da l?ngua portuguesa, vai bem na prova de literatura. Pelo menos foi assim na ?ltima prova", afirma.


J? quando o assunto s?o os resumos ? preciso cuidado para n?o perder detalhes da obra. "O candidato que fica restrito ao que foi resumido da obra perde detalhes importantes do que foi escrito e n?o tem a seguran?a necess?ria para escrever uma resposta correta. Essa ? uma forma de estudo apenas para ajudar memoriza??o, refor?ar o que j? foi estudado", explica Tatiana.

Mas para a primeira etapa do vestibular da UFJF, Maria Laura acredita que basta a leitura do resumo. "Tenho alunos que leram apenas o conte?do resumido e fecharam a primeira etapa de literatura. Infelizmente para as quest?es fechadas tem bastado ler o resumo para o vestibular da UFJF", lamenta.

Maria Laura critica o n?mero de livros cobrados na institui??o. "Com esse tanto de obra muitos optam pelo resumo. Eles n?o t?m tempo para ler tudo e isso prejudica o conte?do da literatura nas provas. S?o raros os alunos que l?em todos, e tem diminu?do cada vez mais nos ?ltimos cinco anos. Tem livros bons que s?o especializados em resumos das obras. Faltam na UFJF perguntas que valorizem o enredo e os elementos de narrativa", comenta.

Um perigo ? o resumo retirado de internet. Os autores desses textos, que sintetizam os livros, s?o desconhecidos e por isso o conte?do pode conter interpreta?es equivocadas e n?o apresentar pontos essenciais para compreens?o da obra. "Resumo de internet de forma alguma ? recomendado. Caso n?o possa ler o livro, o ideal ? procurar a ajuda de algum professor de literatura para indicar outra sa?da", observa a professora Tatiana.

Filmes e s?ries
, avalia.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF

Últimas Notícias